Quem conhece Nigella Bites e não me disse nada?!?!

Descobri a pouco tempo uma mulher que faz coisas estraordinárias na cozinha! O nome dela é Nigella Bites e, aqui em Portugal, podemos conhecê-la através de um programa que passa no canal "SIC Mulher". No Brasil, não sei se ainda há, mas sei que alguns programas já foram exibidos pelo canal GNT. Seja como for, há imensos vídeos dela no youtube, alguns com legenda, onde ficamos maravilhados com as coisas que esta mulher faz na cozinha e com a facilidade com que ela as faz! Parece tudo tão fácil, que dá até vontade de fazer! O vídeo que vou colocar aqui mostra uma receita que, com certeza, irei fazer no próximo natal. Isto é, se eu conseguir esperar até lá!

Por que algumas pessoas ficam de luto no 25 de Abril?

Desde que cheguei a Portugal, e já lá vão 10 anos, percebo que muitas pessoas mais velhas, que viveram a “revolução” do 25 de Abril, demonstram não estarem muito satisfeitas com o que se passou após esta “revolução”. Quando vivia em Castelo Branco, e muitos diziam: “Era melhor no tempo do Salazar…”, eu não entendia mas pensava: “Bem… estou em Castelo Branco!” No entanto, quando observei que isto também acontecia em Lisboa, comecei a tentar perceber o porquê. Depois, em 2007, quando Salazar foi escolhido “O melhor português de sempre”, quis, de facto, procurar saber como isto foi possível.

E foi conversando com alguns lisboetas que entendi que, apesar do “mal” que a política do estadista Dr. Oliveira Salazar trouxe para este país, nesta época, também havia coisas boas, coisas estas, que hoje, em plena democracia, já não existem mais…

Segundo alguns depoimentos, na época em que Salazar governou Portugal, e a Europa atravessou a segunda guerra mundial, este estadista conseguiu uma autêntica proeza: Fazer com que Portugal se mantivesse neutro! Deste modo, Hitler não invadiu Portugal, e o país conseguiu se manter ileso até ao fim da guerra.

Durante este período de racionamento em toda a Europa, a política de subsistência, onde Salazar pregava que o Alentejo era o celeiro de Portugal, foi o que manteve o povo alimentado. Não faltava trigo para fazer o pão, os ovos, e deste pouco sempre se fazia muito. Por isso, até hoje, vemos não só no Alentejo, mas em todo Portugal, uma alimentação variadíssima, feita basicamente a base de pão e de ovos.

Nesta época o dinheiro era pouco, mas dava...” Com a “revolução”, os salários aumentaram, mas o dinheiro já não era mais o suficiente. O país passou do 8 para o 80, e a euforia que tomou conta do povo, fez com que muitos metessem os pés pelas mãos. Começaram-se os endividamentos, coisa, que até então, não havia…

Também com a “revolução” muitos proprietários de fábricas viram seus estabelecimentos invadidos e tiveram que "dividir" o seu negócio com os seus empregados. No entanto, o que se veio a observar alguns anos depois, foi que muitos destes negócios, que funcionavam bem antes da “revolução”, deixaram de funcionar e faliram assim que mudaram de mãos… “É isso que acontece quando se tomam as coisas sem as conquistarem… É isso que acontece quando se fazem as coisas sem peso e sem medida…

Outro ponto apontado por quem viveu este período, foi a injustiça que se cometeu, e comete-se até hoje, com aqueles que foram obrigados a lutarem durante as guerras coloniais. Sim, é claro que muitos poderiam deserdar, dizerem simplesmente “eu não vou”, e serem exilados. Mas quem foi, muitas vezes não foi por concordar com a política vigente, mas sim por achar que a sua obrigação para com o país era ir. Logo, foram obrigados, e após a “revolução” foram apontados como “inimigos” do país. Será que esta avaliação está correcta?

Bem… eu não sou, nem de perto, nem longe, a pessoa mais indicada para avaliar isto. Sempre fui uma pessoa de esquerda, sempre apoiei o Partido dos Trabalhadores no Brasil, gosto da política que Luís Inácio Lula da Silva têm desenvolvido naquele país, mas hoje, aos 35 anos, penso que nem toda política de direita é de todo ruim, assim como nem toda política de esquerda é de toda boa. As políticas extremistas, sejam elas de esquerda ou de direita, a meu ver, são sempre ruins. Mas o regime democrático também tem falhas… E, a primeira falha, é que nem todos sabemos viver em democracia…

Ronco: um gerador de assassinos

Eu admiro muito as pessoas que conseguem dormir com alguém que ronca… Eu, como devem imaginar, resolvi escrever sobre isto porque não consigo dormir de jeito nenhum!

E, o problema, quando não conseguimos dormir, é que temos mais tempo para pensar… pensar coisas horríveis, como, por exemplo… MATAR QUEM ESTÁ RONCANDO! Mas…pensar não significa que vamos concretizar o acto, pois não? Bem… I hope not!

Porém, o que, de facto, me preocupou, foi quando comecei a sonhar que estava apunhalando pelas costas aquela pessoa que dormia ao meu lado, de bruços, e, ainda assim, continuava a roncar! Já imaginaram uma pessoa a roncar, de bruços? Não há solução para isto, pois não? Por favor, não respondam! Continuando, era uma espécie de sonho, ou melhor, de pesadelo, onde eu devia estar meio dormindo mas, ao mesmo tempo, meio acordada (por causa do ronco), e, não sei como, mas conseguia ver a pessoa que roncava ao meu lado. E é aí que eu me transformava numa verdadeira serial killer: “A matadora de roncadores”!

Acordei tão assustada deste pesadelo que pensei, preciso fazer alguma coisa! E foi neste momento que percebi que o problema do ronco não é de quem ronca, mas de quem se sente incomodado por causa dele. Portanto, de facto, sou eu quem precisa fazer alguma coisa!

Segundo a wikipedia, quem ronca não tem culpa, pois: “O ronco ou ressono (acto de ressonar) é uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores durante o sono, que pode ocorrer em razão natural do contacto das paredes musculares da faringe que tem diminuição do seu tónus induzido pelo repouso e a própria perda de elasticidade que acontece com o decorrer de diversos factores”.

Logo, comecei a pensar em estratégias para ultrapassar isto e evitar o assassinato e o fim da relação. Vou enumerar aqui algumas das soluções encontradas:

1 – Acordar quem ronca toda a vez que a pessoa estiver a roncar (isto pode querer dizer que você irá passar a noite toda fazendo barulho com a boca, como fazemos com os cavalos, na esperança da pessoa parar de roncar, ou, se for necessário, dando “tapinhas”, belisconhões, unhadas, ou, em último caso, chutes nesta pessoa);

2 – Acordar quem ronca e pedir para ela mudar de posição (as vezes funciona);

3 – Comprar tampões de ouvido (no meu caso não funcionou!);

4 – Tomar soníferos (mas cuidado para não se tornar dependente!);

5 – Dormir antes da pessoa que ronca e rezar para termos um sono bem pesado;

6 – Por fim, sair sorrateiramente quando a pessoa começa a roncar e ir dormir em outro lugar: outro quarto, na sala, na cozinha, enfim… quanto mais longe, melhor, porque, por vezes, mesmo fechando a porta do quarto e todas as outras portas da casa que dão para o lugar onde você vai dormir, consegue-se ouvir o ronco. Mas esta é ainda, para mim, a melhor solução!

Boa sorte e bons sonhos!
Juliana Iorio

Crónica de uma Mulher Desempregada - Parte II

A ida ao Supermercado

A ida ao supermercado, quando ficamos desempregada, torna-se o acontecimento mais importante do dia!

Não vamos mais ao supermercado as pressas, porque temos que comer, mas vamos ao supermercado com calma, porque queremos sair de casa, fazer alguma coisa, enfim...

Temos tempo para fazermos uma lista de compras, pensar no que, de facto, é preciso comprar, no que nos apetece comer e cozinhar...

No supermercado, agora temos tempo para lermos os rótulos de todos os produtos, de nos preocuparmos com o que vamos comer, com o colesterol, os triglicérios, as glicemias, enfim... para nos preocuparmos com a saúde e o bem estar!

Agora também temos tempo para comparamos os preços, e escolhermos aqueles produtos que, na relacção preço/qualidade são, de facto, os melhores.

E agora também temos tempo para participarmos nas mais variadas promoções que, hoje em dia, muitos produtos oferecem! É impressionante a quantidade de produtos a venda nos supermercados com promoções do tipo: "Experimente grátis!", ou seja, vc compra o produto, paga, e depois envia o talão de compra pelos correios, juntamento com o código de barras do produto, e eles te reembolsam com um cheque no valor do produto. Ora, quem é que tem tempo para fazer isto, quando está a trabalhar? :)

Bem caras colegas desempregadas, agora preciso ir porque hoje ainda tenho uma casa inteirinha para limpar!

Mas gostaria que este fosse um espaço de partilha, para trocarmos ideias do que fazer, quando o tempo está a sobrar! Por isto, participem, escrevam, enviem sugestões! Prometo publicá-las! E, sempre que tiver novidades, escreverei aqui, no "manual" da mulher desempregada.

Leiam sempre que puderem!

Um abraço!
Juliana Iorio - Jornalista desempregada - 09/04/2010

Crónica de uma mulher desempregada

Chegar aos 35 anos e ficar desempregada não é nada fácil. A primeira fase pela qual passamos é: "E agora?" Daí vem o DESESPERO e pensamos "se eu não arrumar um trabalho logo, vou enlouquecer!" Mas... passado umas duas semanas, vem a fase do CONFORMISMO: "é... não adianta nada, nada, eu ficar assim...", nesta fase temos que tomar muito cuidado para não cairmos em depressão... Mais umas duas semaninhas, e entramos na fase da ACEITAÇÃO, ou seja, começamos a ver o lado bom de estar desempregada. Aí temos que tomar cuidado para não nos acomodarmos com esta situação, pois, quanto mais tempo ficamos desempregada, mais nos acostumamos com isto, e, deste modo, mais dificuldade teremos em voltar a trabalhar.
Muitos dos que me lêem neste momento devem estar a perguntar: "Mas qual é o lado bom de estarmos desempregados?" Pois bem... primeiro, temos TEMPO! Tempo de sobra para fazer tudo! E temos que saber gerir este tempo, porque, caso contrário, ele passa, e não fazemos nada! Gerir o tempo não é uma tarefa fácil... ainda mais quando se tem tempo de sobra! Eu diria mesmo que: "Gerir o tempo quando ele sobra é tão complicado como gerí-lo quando ele falta!" Paradoxal? Talves... mas que é verdade, é!
Mas enumerando as vantagens de se estar desempregado, podemos dizer que:
1 - Não precisamos acordar cedo! Mas também não convém acordarmos tarde... se não, além do dia não render, quando voltarmos a trabalhar estaremos muito mal habituados! Porém, neste momento, devemos aproveitar o facto de NÃO TERMOS de ir dormir cedo, porque amanhã NÃO TEREMOS de acordar cedo!
2 - Podemos tomar o pequeno almoço (café da manhã, no Brasil) com calma (Conhece alguém que trabalha e toma o pequeno almoço com calma?)
3 - Podemos tomar banho com calma...
4 - Sentar no computador, ver e-mails, enviar currículos e... escrever coisas como esta! É claro que se estivéssemos a trabalhar, jamais teríamos tempo de escrever coisas como esta!
5 - Podemos, finalmente, fazer uma actividade física! Agora temos tempo! Mas... eu sei, eu sei... não temos dinheiro... Mas isso não é desculpa! Sempre podemos caminhar, correr... enfim... temos tempo sim para nos exercitar!
6 - Podemos ler os livros que, quando estamos a trabalhar, não temos tempo para ler... e, quem está a estudar, finalmente tem tempo para estudar! Porque, verdade seja dita, trabalhar e estudar ao mesmo tempo não dá! Ou melhor... até dá, quando tem que dar... mas não é a mesma coisa...
7 - Temos tempo para ir em todos os médicos que nunca vamos porque não temos tempo...
8 - E, se depois de tudo isto, ainda tivermos tempo, sempre temos a casa para limpar! E quanto maior a casa, mais trabalho temos! (Aqui, para além da vantagem de estar desempregada, vemos a vantagem de se morar numa casa pequena! Quanto menor, melhor!)Tirar o pó, aspirar, passar a esfregona (ou o pano, no Brasil), limpar a casa de banho (banheiro), a cozinha, a sala, os quartos... enfim... isto sem falar em quem ainda arruma tempo para cozinhar!
Enfim... nos tempos de hoje, só sabemos que, como dizia uma antiga publicidade no Brasil: "o tempo passa, o tempo vôa... mas nem a poupança Bamerindus (um banco que faliu) continuou numa boa..."
Por isso, quando me perguntam: "O que você está a fazer agora, que está desempregada?" eu respondo: "Muita coisa! Você nem imagina!"
Juliana Iorio - Jornalista actualmente desempregada - 08/04/2010.

PS: Aqui fica a lembrança da publicidade do Banco Bamerindus... Muito bom!