Algumas coisas não mudam...

Apesar da cidade de Castelo Branco (Região da Beira Interior, em Portugal) ter evoluído muito desde que eu saí de lá, algumas coisas não mudam!

Estive em Castelo Branco o fim de semana passado e pude constactar que, Portugal inteiro pode estar reclamando de que "os verões não são mais como antigamente", mas, em Castelo Branco, a população não pode reclamar! O verão continua sendo pesado (42 graus!).

O verão ameno que, nos últimos 3 anos se tem sentido por quase todo país, temos que dizer "por quase todo" porque, em Castelo Branco, isto não se aplica!

E se no inverno as coisas também continuarem "como antigamente", mantenho a máxima que lá criei de que: "Em Castelo Branco, ou se morre de calor, ou se morre frio!"

Mas de facto, a cidade em sí está muito mudada... Com muito mais vida, lojas, bares, noite! Dois Centros Comerciais (Shoppings), umas "Docas Secas", com uma série de barzinhos, mais Piscinas Municipais e o eterno "point" da noite albicastrense "Património" (bar e discoteca emblemática que mantém a qualidade de tempos atrás!)

O único "se não" daquela região é que, sem carro, é muito difícil explorar o que ela tem para oferecer.

Tive a oportunidade de ir até a freguesia de Idanha-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, onde se encontra a famosa freguesia de Monsanto.
Idanha-a-Velha
Idanha-a-Velha
Eu já conhecia Monsanto, mas não me lembrava de Idanha-a-Velha e Idanha-a-Nova...
São, portanto, mais duas localidades que vale e pena conhecer, pelas suas características peculiares, casas feitas de pedra, lagares de azeite, queijos cabreiros, enfim, pelo turismo rural, muito próprio daquela região.
Um lagar de azeite
Se vier em Agosto e quiser misturar-se com o povo local, não pode perder as Festas nas Aldeias que, durante este mês, devido às férias verão, se multiplicam pela Região. Eu estive na Festa da aldeia "Escalos de Baixo"!

Bolo Verde!

Inspirada na receita de suco verde do meu pai, resolvi fazer hoje um "Bolo Verde"! Feito com couve portuguesa (couve manteiga, no Brasil).

Bolo de Couve Portuguesa (Manteiga)
Para quem não tem problema com a "balança", pode acrescentar uma cobertura de chocolate, porque liga muito bem!


Com cobertura de chocolate!