Viajar: Santiago do Chile

Grande surpresa tive ao conhecer o meu primeiro país da América do Sul, sem ser o Brasil!
Estive na cidade de Santiago, no Chile, durante uma semana, onde apresentei uma comunicação oral sobre "Os Estudantes Brasileiros do Ensino Superior em Portugal e no Reino Unido", em um simpósio na Universidade de Santiago. A par desta Universidade, que me decepcionou um bocado, não sei se por estar acostumada com as universidades européias, ou porque ela estar precisando urgentemente de uma reestruturação, o resto de Santiago me impressionou muito bem! Apesar de pública, a Universidade de Santiago é paga. Por isso, acho que os seus alunos mereciam melhores condições para estudar...
Mas Santiago é uma cidade cosmopolita, moderna, limpa e organizada!

Bairro "Las Condes", a "Manhattan Chilena"
As pessoas, apesar de tímidas (se calhar devido à resquícios da ditadura recente que este país viveu), são muito simpáticas! Os taxistas, na sua grande maioria, honestos, e o grande policiamento que podemos ver nas ruas nos dá muita segurança, apesar dos nativos avisarem para tomarmos cuidado com furto de bolsas em transportes públicos.
Apesar de ter um rede de metro muito abrangente, se você for em grupo, penso que não é vantagem andar de metro em Santiago. Este tipo de transporte não é tão barato, quando comparado com o preço dos taxis que são, realmente, bastante em conta.
Para comer, prefira os restaurantes não turísticos. Peça indicação para os próprios taxistas que, normalmente, gostam de ajudar. Eu fui no restaurante do Mercado Central, onde de facto os peixes e mariscos são muito frescos, mas a confecção da comida não era nada boa. Logo, pagamos caro, mas comemos mal.

Mercado Central
A meu ver, Santiago só tem dois problemas:
1 - Não estar preparada para o turismo (que realmente é pouco);
2 - E não ter uma indústria nacional que produza artigos chilenos de qualidade. É muito difícil encontrarmos uma roupa, ou um sapato, produzido no Chile. As ruas de Santiago estão invadidas por lojas com produtos chineses, e o bairro mais chique, o "Las Condes", com lojas de marcas internacionais.
Quando digo que Santiago não está preparada para o turismo quero dizer que os moradores da cidade, e os próprios recepcionistas do hotel, não conseguem dar indicações correctas. No entanto, devido à sua amabilidade, este povo também não consegue dizer que não sabe. Simplesmente, explica errado! Isso me aconteceu várias vezes! E olha que eu me esforcei para falar castelhano! Ninguém nunca me disse que não estava me entendendo, mas sempre mandavam-me para o caminho errado! Nem os moradores do "Bairro Belavista", onde escontra-se uma das casas de Pablo Neruda, conseguiram me dizer onde ela ficava... Logo, só posso concluir que estas pessoas não estão preparadas para receberem turistas.

Uma das casas de Pablo Neruda
Bairro Belavista
Mas além do "Bairro de Belavista", onde encontramos muitos bares e restaurantes, e o Bairro "chique" de "Las Condes", conhecido como a "Manhattan Chilena", Santiago possui outros bairros como Providencia e Lastarria, que também merecem ser vistos!
Lastarria é um bairro mais boêmio, com cafés e restaurantes, próximo ao "Cerro de Santa Lucia". Para quem se hospeda no centro de Santiago, estes locais podem ser visistados à pé facilmente. A entrada ao Cerro de Santa Lúcia é gratuita e lá também há uma exposição com venda de artigos indígenas.
Bairro Lastarria
O Cerro de San Cristoban é outro que também merece ser visitado. Ele fica no Bairro da Belavista e normalmente há um funicular que nos leva até ao cimo, onde está a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Santiago. No entanto, quando estive lá o funicular estava sendo restaurado, mas havia um ônibus (autocarro) que nos levava até lá (de graça).
Cerro de San Cristoban
Também fui vistar a Feria de Los Domenicos, uma feira muito famosa e que eu, sinceramente, não achei nada de especial. Em Santiago, se há algo que vale a pena comprar são as peças artesanais feitas em prata e lápis lazuli. Disseram-me que nesta feira eu iria encontrar uma grande variedade deste tipo de artesanato mas, para falar a verdade, nada encontrei que já não tivesse visto em outros locais da cidade, como na Feira Artesanal de Santa Lucia (que fica ao pé do Cerro de Santa Lucia) ou nas galerias que se encontram na Praça das Armas. Estando nesta praça, não deixe de visitar a Catedral de Santiago e conhecer, não muito longe dalí, o Palácio de La Moneda (Palácio del Gobierno).
Catedral de Santiago
Palácio de La Moneda
 Por fim, as melhores recordações que você poderá levar de Santiago estão nos supermercados! Lá poderá encontrar alfajores chilenos e os famosos vinhos e piscos produzidos neste país.

Texto e fotos: Juliana Iorio