7º dia em Budapeste!

Para quem gosta de fazer as coisas coma calma, penso que 7 dias em Budapeste é mais do que suficiente!
No último dia, como iríamos pegar o avião somente à noite, tínhamos tempo para aproveitar um pouquinho mais da cidade. No entanto, como o cansaço já se fazia sentir, decidimos andar perto do hotel mesmo, almoçar com calma por ali... e não é que descobrirmos alguns locais bem interessantes? Coisas que só descobrimos quando deixamos de ser turistas, e ao invés de irmos somente aos locais turísticos, decidimos passear por locais que os nacionais passeiam!
Assim descobrimos uma casa de doces maravilhosa chamada "Sugar", uma livraria espectacular chamada Alexandra, que abriga um café lindíssimo chamado "Café Paris"!
Sugar

Sugar

Sugar

Alexandra

Alexandra

Alexandra

Alexandra
Fotos: Juliana Iorio

6º dia em Budapeste!

No nosso 6º dia em Budapeste, havíamos programado conhecer a Margareth Island, uma ilha que fica no meio do Danúbio, entre Buda e Peste. Mas infelizmente, devido às cheias que haviam assolado aquela cidade na semana anterior, a ilha estava fechada para visitação...
Deste modo, o "plano B" foi irmos até ao Budapest Holocaust Memorial Center (um local dificílimo de encontrar, pois ninguém sabe onde fica, e quando chegámos lá percebemos porque é tão desconhecido... Na realidade, não tem nada)
Budapest Holocaust Memorial Center
Como estávamos perto, resolvemos ir até ao Museum of Applied Arts, que já tinha ouvido falar que valia a pena pela arquitectura do edifício. Apesar de estar sendo restaurado (aliás como grande parte dos monumentos em Budapeste), deu para constatar que, de facto, trata-se de um belo edifício!
Museum of Applied Arts - dentro do edifício. Detalhe: Para tirar fotos lá dentro é preciso pagar 100 FH/ foto!


Museum of Applied Arts
Esse dia foi bem mais "light"... Não que não houvessem outras coisas para fazer, mas o cansaço já batia!
Na volta para o hotel, ainda entramos na Hungarian State Opera House, que apesar de já termos passado por ela inúmeras vezes, ainda não havíamos apanhado as suas portas abertas! Infelizmente não conseguimos visitar as sala de espectáculos. Até há visita guiada, mas os horários são restritos. Também não estava havendo nenhum espectáculo digno de ser visto, para que pudéssemos conhecê-la por dentro. Mas a julgar pelo que vimos, acho que tem tiver oportunidade, não deve deixar de visitá-la!

Hungarian State Opera House

Hungarian State Opera House

Hungarian State Opera House
Fotos: Juliana Iorio

5º dia em Budapeste!

No nosso quinto dia em Budapeste fomos conhecer a "House of Terror", um museu localizado numa das avenidas mais bonitas de Peste, a Andrassy, e que conta a história da ocupação Nazi e Soviética na Hungria. O museu impressiona mais quando descemos ao piso subterrâneo para ver os locais onde os prisioneiros de guerra ficavam. Realmente condições sub-humanas! Pena que não nos deixam tirar fotos lá dentro.
House of Terror
De lá continuámos pela Andrassy até chegarmos a "Heroes Square". Em torno dela podemos encontrar dois importantes edifícios: O Museum of Fine Arts do lado esquerdo e o Palace of Art (Hall of Art) do lado direito.
Museum of Fine Arts

Heroes Square

Palace of Art
Muito próximo dali encontramos o City Park, que abriga, entre outros monumentos, a Széchenyi Medicinal Baths and Swimming Pool (Termas) e o Vajdahunyad Castle.
City Park

Vajdahunyad Castle

Széchenyi Medicinal Baths and Swimming Pool
Terminámos este dia no "New York Café", considerado "The most beautiful café in the world"... mas como há muitos cafés maravilhosos em Budapeste, resolvi dedicar um capítulo só para eles!
Até breve!
Fotos: Juliana Iorio

4º dia em Budapeste

No nosso quarto dia em Budapeste fomos conhecer uma das Termas que existe naquela cidade.
Há muitas, e pelo menos cinco merecem destaque.
A minha intenção, em princípio, era ter ido à Rudas Baths. No entanto, quando chegamos lá, a mesma estava fechada devido às cheias do Danúbio. Nos indicaram, portanto, outra que ficava há mais ou menos um quilómetro dali, a Gellért Baths and Spa, localizada num hotel, mesmo à entrada do Gellert Hill, um parque em Buda que, infelizmente, não conseguimos visitar, pois quando saímos das Termas estávamos exaustos!
Gellért Baths and Spa

Gellért Baths and Spa

Gellért Baths and Spa

Gellert Hill
Fotos: Juliana Iorio

Budapeste (3º dia)

No terceiro dia fomos à "Buda" conhecer o "Buda Castle"!
Para variar, quando chegámos ao metro, não havia ninguém que falasse inglês para nos dizer em qual estação deveríamos descer. Por sorte, tivemos a ajuda de um autóctone de meia idade, muito simpático, que não só nos deu toda a indicação de como chegar ao castelo, como nos comprou o bilhete de autocarro, visto que após o metro teríamos que pegar um autocarro.
Esse castelo é muito bonito, muito grande, mas não há uma área dentro onde possamos visitá-lo e termos uma ideia de como era por dentro... Ele abriga diferentes museus e, por isso, teríamos que visitar as suas diversas áreas. Deste modo, mais uma vez, optamos por ver, como diz a minha irmã, somente "as construções"! :)
Buda Castle

Buda Castle

Buda Castle
De lá fomos conhecer o Fisherman´s Bastion (o "guardião dos pescadores", que fica à mesma altura do castelo e lá podemos ver o Rio Danúbio e Peste) e a Matthias Church. Eu recomendo vivamente a visita desta igreja, que é belíssima por dentro!
Matthias Church

Matthias Church and Fisherman´s Bastion
Na volta descemos pelo "Funicular" (Budvari Siklo) e atravessamos a famosa Ponte das Correntes para voltar à "Peste"!
"Funicular" (Budvari Siklo)

Ponte das Correntes
Foi, sem dúvida, um dia muito bem passado!
Fotos: Juliana Iorio

Budapeste (2º dia)

No segundo dia continuamos em "Peste" e começamos pelo Hungarian Parliament Building, que também não conseguimos visitar por dentro, pois já não havia mais bilhetes. Não havia quase ninguém para dar-nos informação e o segurança que lá estava disse, muito a contra-gosto, que deveríamos voltar no dia seguinte, sem, entretanto, garantir que conseguiríamos comprar bilhetes. Sendo assim, também só conhecemos o Parlamento por fora que, diga-se de passagem, é uma maravilha! Vale mesmo a pena! Pena que toda a área envolvente, que circunda o Parlamento, estava em obras. Mas, mesmo assim, deu para ver a grandiosidade do edifício. Aliás, todo este bairro possui edifícios belíssimos, como o da Rede de Televisão MTV, que é simplesmente magnífico!
Hungarian Parliament Building
Rede de Televisão MTV - Budapeste
De lá fomos andando até ao "Great Market Hall", um mercado que vende tudo e está localizado noutro belíssimo edifício. Tivemos que ir andando pois a linha do metro vermelha, que saí do Parlamento, estava desactivada devido às cheias que a chuva provocou no rio Danúbio. Toda a parte pedonal a margem do rio estava encoberta pelo rio. De qualquer modo, o passeio valeu a pena!
No mercado podemos comer, comprar souvenirs e passar um bom tempo!
Great Market Hall

Great Market Hall
 De lá saímos em direcção a Vati street, uma rua de comércio muito legal, mas onde as coisas são bem caras!
Vati street
Fotos: Juliana Iorio

Budapeste (1º dia!)

Como sabem, uma das coisas que mais gosto de fazer é viajar!
Desta vez, fui para Budapeste!
A primeira impressão que eu tive de "Peste" (onde cheguei e fiquei hospedada) é que, há qualquer momento, poderia me deparar com uma mulher com 3 seios, como aquela do filme "O Vingador do Futuro"! O meu cabelo é super "out" lá! O mais normal que encontrei era loiro espetado. Depois havia as suas versões em vermelho, vermelho e preto, azul, e etc... Também era muito comum encontrarmos pessoas que vistas de perfil, de um lado tinham o cabelo comprido e do outro o cabelo raspado! Até pensei em ir a um cabeleireiro lá... Haviam muitos na rua onde fiquei hospedada e os preços do corte começam nos 3 euros! Mas confesso que não tive coragem! :)
Bem, mas vou-vos contar aqui a minha experiência de quase uma semana em Budapeste!
O primeiro dia em "Peste" começamos por conhecer o "Hungarian National Museum", que conta a história da Hungria desde da era paleolítica até os dias actuais.
Hungarian National Museum
Na volta, passamos na Dohany Street Synagogue, para visitar a Sinagoga, mas além de fechar às 17h00 (e só admitir entrada até às 16h30), o bilhete para entrarmos não era barato (cerca de 8 euros por pessoa), e quem estava na entrada não se mostrou muito receptivo... O sistema de segurança montado à porta da Sinagoga é, a meu ver, um tanto quanto exagerado, e acaba por afastar os turistas... Sabe entrada de Agência Bancária no Brasil? Pois bem, é mais ou menos assim! Nós não fomos os únicos que demos "meia-volta" e fomos embora sem visitá-la... Mas por fora, vale a pena!
Sinagoga
Mas um dos principais problemas que encontrei em Budapeste foi o facto de quase ninguém falar em inglês e a cidade não estar muito preparada para o turismo. Ou seja, quando perguntávamos algo sobre um lugar turístico, primeiro era muito difícil nos fazer entender (os jovens até se esforçam e parecem que querem falar para praticarem o inglês), e depois era muito difícil alguém saber indicar para onde deveríamos ir (parece haver uma falta de conhecimento generalizado sobre os pontos turísticos da cidade). A sorte que eu já fui com todo o roteiro programado e sabia mais ou menos as direcções dos lugares, pois já havia pesquisado no google maps.
Assim, terminamos este dia visitando a Saint Stephen´s Basilica. Uma igreja muito bem localizada, que depois nos deu acesso a uma rua com muitos bares, restaurantes e comércio.
Saint Stephen´s Basilica
O interessante é que com o verão a porta as pessoas saem à rua, ficam nas praças tomando sol... Enfim... é uma cultura muito diferente da minha e muito interessante de se ver!
Tarde de Domingo numa praça em Budapeste
Fotos: Juliana Iorio