Apesar da cidade de Castelo Branco (Região da Beira Interior, em Portugal) ter evoluído muito desde que eu saí de lá, algumas coisas não mudam!
Estive em Castelo Branco o fim de semana passado e pude constactar que, Portugal inteiro pode estar reclamando de que "os verões não são mais como antigamente", mas, em Castelo Branco, a população não pode reclamar! O verão continua sendo pesado (42 graus!).
O verão ameno que, nos últimos 3 anos se tem sentido por quase todo país, temos que dizer "por quase todo" porque, em Castelo Branco, isto não se aplica!
E se no inverno as coisas também continuarem "como antigamente", mantenho a máxima que lá criei de que: "Em Castelo Branco, ou se morre de calor, ou se morre frio!"
Mas de facto, a cidade em sí está muito mudada... Com muito mais vida, lojas, bares, noite! Dois Centros Comerciais (Shoppings), umas "Docas Secas", com uma série de barzinhos, mais Piscinas Municipais e o eterno "point" da noite albicastrense "Património" (bar e discoteca emblemática que mantém a qualidade de tempos atrás!)
O único "se não" daquela região é que, sem carro, é muito difícil explorar o que ela tem para oferecer.
Tive a oportunidade de ir até a freguesia de Idanha-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, onde se encontra a famosa freguesia de Monsanto.
Idanha-a-Velha |
Idanha-a-Velha |
Eu já conhecia Monsanto, mas não me lembrava de Idanha-a-Velha e Idanha-a-Nova...
São, portanto, mais duas localidades que vale e pena conhecer, pelas suas características peculiares, casas feitas de pedra, lagares de azeite, queijos cabreiros, enfim, pelo turismo rural, muito próprio daquela região.
Um lagar de azeite |
Se vier em Agosto e quiser misturar-se com o povo local, não pode perder as Festas nas Aldeias que, durante este mês, devido às férias verão, se multiplicam pela Região. Eu estive na Festa da aldeia "Escalos de Baixo"!