Eu ainda não morri! Só tenho 36 anos!

Desde Janeiro que, todos os dias, envio dezenas de currículos. Como, até ao momento, não consegui nada de concreto, começo achar que alguma coisa está errada... ou está errada comigo, ou está errada com o mundo! Ou, pelo menos, com o meu mundo! Das duas, uma: Ou o meu currículo tem algum problema, tipo "super-formação", excesso de estudos e capacidade profissional; e, actualmente, o que se procura é estagiários e voluntários; ou o problema está na minha idade... ou seja, depois dos 35 anos morremos para a vida profissional. O que é preciso fazer para que as pessoas saibam que eu ainda não morri, e que só tenho 36 anos?
Acho que vou alterar as minhas informações pessoais colocando da seguinte forma:
Data de nascimento: "Isso não importa, o que importa é que eu quero trabalhar e ainda tenho muito energia!"
Também vou alterar as minhas habilitações acadêmicas e profissionais para: "Faço qualquer coisa, desde que remunerada, pois chegar aos 36 anos, com o investimento acadêmico que fiz, e a experiência profissional que adquiri, não dá para viver de trabalho voluntário. Afinal, tenho contas para pagar! Mas, reitero, faço qualquer coisa! Canto, danço e sapateiro, se for preciso!"
Por fim, pensei também em alterar a remuneração pretendida para: "Eu sei que, devido a minha formação e experiência profissional, o meu currículo assusta! Mas não tenham medo de me contractar! Eu preciso mesmo trabalhar! Portanto, desde que seja um salário digno, eu aceito! Mesmo que não esteja a minha altura, eu aceito! Desde que não seja explorada, aceito um salário inferior aquilo que mereço. Portanto, não tenham receio de me oferecer!"
Enfim... a situação no "meu mundo", ou seja, onde vivo, não está nada fácil... Parece que não há mais trabalhos para profissionais da minha área, as ofertas restringem-se à freelancers, e de preferência, à recém-licenciados, que queiram estagiar (ou seja, trabalhar sem remuneração) ou fazer mesmo trabalho voluntário.
Eu amo o jornalismo, e vai me custar muito abrir mão disto... Mas se tiver que ser, não posso continuar em busca de algo, sem nenhum tipo de retorno. Por isso, neste momento, estou disposta a aceitar qualquer trabalho que me ofereça a tão sonhada estabilidade profissional e financeira... Mesmo que não seja na minha área, mesmo que não tenha nada a ver com o que estudei e trabalhei, mesmo que tenha que começar do zero, que tenha que aprender... pois, apesar de ter 36 anos, sei que ainda sou capaz de aprender muitas coisas!

Sem comentários: