Mais um fim-de-semana doce!

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Portugal) organiza, de 26 a 28 de Novembro, no Pavilhão de Exposições desta Associação, em Torres Novas, o VII Festival do Arroz Doce e Doçaria Regional, a Feira do Livro e a Feira dos Stocks. Este evento, realizado em conjunto, propõe uma variedade de produtos da doçaria tradicional portuguesa, além de livros e vestuário.

No Festival do Arroz Doce e Doçaria Tradicional, que já vai na sua 7.ª edição, os visitantes poderão adquirir arroz doce confeccionado das mais variadas formas, bem como outros doces regionais. Prevê-se ainda a realização de um concurso para escolher o melhor arroz doce.

A Feira do Livro e a Feira dos Stocks constituem um convite para as compras de Natal, uma vez que apresenta títulos e vestuário diversos, a preços abaixo do valor de mercado.

Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais

Termina hoje, dia 21 de Novembro, a XII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça (Portugal).
Esta feira acontece no maravilhoso Mosteiro de Alcobaça, e vale mesmo a pena conferir. Eu estive lá o ano passado, e é, realmente muito boa.
Esta Mostra costuma reunir cerca de 35 mil visitantes por ano, curiosos por saber o que as cozinhas dos mosteiros e dos conventos de Portugal produziam. Doces à base de açúcar e ovos é o "carro chefe" deste tipo de doçaria. Durante muitos séculos essas receitas ficaram no segredo dos deuses, mas com a abertura ao exterior, os segredos foram-se desvendando e hoje, as melhores delícias podem ser degustadas não só nesta Mostra, como também em diversas "pastelarias" espalhadas por todo Portugal.

Imperdível

Faz tempo que eu não escrevo neste blog...
Tenho me dedicado mais ao meu blog profissional (http://brasileportugal.blogspot.com/) e tenho deixado os "Meus Pensamentos" um pouco de lado...
Mas hoje, eu tinha que escrever!
Estive em Coimbra na passada quarta-feira, e fui à uma pastelaria, que já conhecia, só para comprar os seus maravilhosos suspiros! Se o leitor pensa que sabe o que é suspiro, lamento informá-lo que, se não conhece o suspiro da Pastela Briosa, em Coimbra, ainda não conhece o verdadeiro suspiro. Primeiro, ele é gigantesco! (Pena que eu caí, literalmente, matando no suspiro, e não deu tempo de tirar foto). Mas o tamanho dele, por sí só, já nos enche os olhos... depois, ele é durinho por fora e bem lá dentro tem um creminho... hum... e, o melhor de tudo é que ele não é exageradamente doce, ou seja, o açucar está ali na medida certa, o que, por um lado, torna-se perigoso, porque começamos a comer e não enjoamos! Mas enfim... quem vai à Coimbra tem mesmo que parar nesta pastelaria e comer este suspiro!