A Páscoa no Brasil e em Portugal

Páscoa significa "passagem" e a esperança de que esta "passagem" seja para uma vida nova e melhor!

A Páscoa é um evento religioso cristão, onde os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, após Este ter sido crucificado e morto na Sexta-Feira (Santa) que antecede o Domingo de Páscoa. Visto que Portugal e Brasil são países laicos, como será que esses dois países celebram esta data? Será que existem diferenças? Será que esta celebração é mesmo uma celebração religiosa, ou esta é mais uma data comercial, onde se pretende viajar e comprar?

Eu diria que, infelizmente, ambos os países comemoram a Páscoa de uma forma bastante semelhante. Ou seja, há aqueles que ainda celebram o feriado religioso como tal, mas a grande maioria está mais preocupada com a tradição comercial em que esta celebração se transformou.

No Brasil, os símbolos da Páscoa sempre foram o Ovo e o Coelho. Para entender o porque desta simbologia, é necessário voltar à Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês. Daí "Easter" significar Páscoa, em inglês. Ostera é a deusa da Primavera que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma Nova Vida. Visto então que o Brasil foi descoberto e colonizado por um país europeu, nada mais natural do que herdarmos a tradição dos ovos e coelhos de Páscoa! No entanto, porque ovos e coelhos de chocolate? Talvez por serem mais gostosos (e vendáveis) do que, simplesmente, ovos cozidos!



Mas em alguns países, ainda é comum a prática de pintar-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstractas.

Ainda no Brasil, devido a grande imigração italiana, introduziu-se na Páscoa o consumo do "Colomba Pascal", um pão italiano em forma de pomba. Conta uma lenda que o rei Lombardo Alboino, raivoso com os problemas da guerra devido a resistência militar na cidade de Pavia, acalmou-se e desistiu de sua vingança depois de ganhar um "Colomba Pascal" de um padeiro de Pavia. Logo, este pão ficou conhecido como o que "preconiza a paz".



Em Portugal, até há pouco tempo, a tradição passava exclusivamente pelo consumo das Amêndoas. Cobertas com açúcar, chocolate, de tudo quanto é tipo, esses eram os "pequeno ovinhos" que as pessoas tinham por hábito oferecer na Páscoa. Talvez pelo formato, a amêndoa tenha sido o fruto seco escolhido! Ora, aí está mais uma estratégia comercial, que assenta muito bem num país de clima temperado que, diferentemente do Brasil, produz frutos secos com fartura! No entanto, ovos e coelhos de chocolate, até bem pouco tempo, não faziam parte desta celebração em Portugal. Agora, talvez devido ao grande fluxo de imigrantes brasileiros dos últimos anos, introduzir ovos e coelhos de chocolates nos supermercados portugueses passou a fazer mais sentido.



Para completar, em Portugal também encontramos os "Folares". Doces ou salgados (dependendo da região), o "Folar" é um pão, que, em algumas regiões, é encimado por ovos cozidos com casca.

Imagens tiradas da Internet

Sem comentários: