Crónica de uma mulher desempregada

Chegar aos 35 anos e ficar desempregada não é nada fácil. A primeira fase pela qual passamos é: "E agora?" Daí vem o DESESPERO e pensamos "se eu não arrumar um trabalho logo, vou enlouquecer!" Mas... passado umas duas semanas, vem a fase do CONFORMISMO: "é... não adianta nada, nada, eu ficar assim...", nesta fase temos que tomar muito cuidado para não cairmos em depressão... Mais umas duas semaninhas, e entramos na fase da ACEITAÇÃO, ou seja, começamos a ver o lado bom de estar desempregada. Aí temos que tomar cuidado para não nos acomodarmos com esta situação, pois, quanto mais tempo ficamos desempregada, mais nos acostumamos com isto, e, deste modo, mais dificuldade teremos em voltar a trabalhar.
Muitos dos que me lêem neste momento devem estar a perguntar: "Mas qual é o lado bom de estarmos desempregados?" Pois bem... primeiro, temos TEMPO! Tempo de sobra para fazer tudo! E temos que saber gerir este tempo, porque, caso contrário, ele passa, e não fazemos nada! Gerir o tempo não é uma tarefa fácil... ainda mais quando se tem tempo de sobra! Eu diria mesmo que: "Gerir o tempo quando ele sobra é tão complicado como gerí-lo quando ele falta!" Paradoxal? Talves... mas que é verdade, é!
Mas enumerando as vantagens de se estar desempregado, podemos dizer que:
1 - Não precisamos acordar cedo! Mas também não convém acordarmos tarde... se não, além do dia não render, quando voltarmos a trabalhar estaremos muito mal habituados! Porém, neste momento, devemos aproveitar o facto de NÃO TERMOS de ir dormir cedo, porque amanhã NÃO TEREMOS de acordar cedo!
2 - Podemos tomar o pequeno almoço (café da manhã, no Brasil) com calma (Conhece alguém que trabalha e toma o pequeno almoço com calma?)
3 - Podemos tomar banho com calma...
4 - Sentar no computador, ver e-mails, enviar currículos e... escrever coisas como esta! É claro que se estivéssemos a trabalhar, jamais teríamos tempo de escrever coisas como esta!
5 - Podemos, finalmente, fazer uma actividade física! Agora temos tempo! Mas... eu sei, eu sei... não temos dinheiro... Mas isso não é desculpa! Sempre podemos caminhar, correr... enfim... temos tempo sim para nos exercitar!
6 - Podemos ler os livros que, quando estamos a trabalhar, não temos tempo para ler... e, quem está a estudar, finalmente tem tempo para estudar! Porque, verdade seja dita, trabalhar e estudar ao mesmo tempo não dá! Ou melhor... até dá, quando tem que dar... mas não é a mesma coisa...
7 - Temos tempo para ir em todos os médicos que nunca vamos porque não temos tempo...
8 - E, se depois de tudo isto, ainda tivermos tempo, sempre temos a casa para limpar! E quanto maior a casa, mais trabalho temos! (Aqui, para além da vantagem de estar desempregada, vemos a vantagem de se morar numa casa pequena! Quanto menor, melhor!)Tirar o pó, aspirar, passar a esfregona (ou o pano, no Brasil), limpar a casa de banho (banheiro), a cozinha, a sala, os quartos... enfim... isto sem falar em quem ainda arruma tempo para cozinhar!
Enfim... nos tempos de hoje, só sabemos que, como dizia uma antiga publicidade no Brasil: "o tempo passa, o tempo vôa... mas nem a poupança Bamerindus (um banco que faliu) continuou numa boa..."
Por isso, quando me perguntam: "O que você está a fazer agora, que está desempregada?" eu respondo: "Muita coisa! Você nem imagina!"
Juliana Iorio - Jornalista actualmente desempregada - 08/04/2010.

PS: Aqui fica a lembrança da publicidade do Banco Bamerindus... Muito bom!

2 comentários:

Juliana Iorio disse...

O meu pai acrescentou uma coisa muito importante neste texto: "E além de tudo isto, esta mulher desempregada tem que estar sempre LINDA e MAGRA!"

Katia disse...

Hoje me sinto assim, com único acréscimo tenho 43 anos!