Ronco: um gerador de assassinos

Eu admiro muito as pessoas que conseguem dormir com alguém que ronca… Eu, como devem imaginar, resolvi escrever sobre isto porque não consigo dormir de jeito nenhum!

E, o problema, quando não conseguimos dormir, é que temos mais tempo para pensar… pensar coisas horríveis, como, por exemplo… MATAR QUEM ESTÁ RONCANDO! Mas…pensar não significa que vamos concretizar o acto, pois não? Bem… I hope not!

Porém, o que, de facto, me preocupou, foi quando comecei a sonhar que estava apunhalando pelas costas aquela pessoa que dormia ao meu lado, de bruços, e, ainda assim, continuava a roncar! Já imaginaram uma pessoa a roncar, de bruços? Não há solução para isto, pois não? Por favor, não respondam! Continuando, era uma espécie de sonho, ou melhor, de pesadelo, onde eu devia estar meio dormindo mas, ao mesmo tempo, meio acordada (por causa do ronco), e, não sei como, mas conseguia ver a pessoa que roncava ao meu lado. E é aí que eu me transformava numa verdadeira serial killer: “A matadora de roncadores”!

Acordei tão assustada deste pesadelo que pensei, preciso fazer alguma coisa! E foi neste momento que percebi que o problema do ronco não é de quem ronca, mas de quem se sente incomodado por causa dele. Portanto, de facto, sou eu quem precisa fazer alguma coisa!

Segundo a wikipedia, quem ronca não tem culpa, pois: “O ronco ou ressono (acto de ressonar) é uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores durante o sono, que pode ocorrer em razão natural do contacto das paredes musculares da faringe que tem diminuição do seu tónus induzido pelo repouso e a própria perda de elasticidade que acontece com o decorrer de diversos factores”.

Logo, comecei a pensar em estratégias para ultrapassar isto e evitar o assassinato e o fim da relação. Vou enumerar aqui algumas das soluções encontradas:

1 – Acordar quem ronca toda a vez que a pessoa estiver a roncar (isto pode querer dizer que você irá passar a noite toda fazendo barulho com a boca, como fazemos com os cavalos, na esperança da pessoa parar de roncar, ou, se for necessário, dando “tapinhas”, belisconhões, unhadas, ou, em último caso, chutes nesta pessoa);

2 – Acordar quem ronca e pedir para ela mudar de posição (as vezes funciona);

3 – Comprar tampões de ouvido (no meu caso não funcionou!);

4 – Tomar soníferos (mas cuidado para não se tornar dependente!);

5 – Dormir antes da pessoa que ronca e rezar para termos um sono bem pesado;

6 – Por fim, sair sorrateiramente quando a pessoa começa a roncar e ir dormir em outro lugar: outro quarto, na sala, na cozinha, enfim… quanto mais longe, melhor, porque, por vezes, mesmo fechando a porta do quarto e todas as outras portas da casa que dão para o lugar onde você vai dormir, consegue-se ouvir o ronco. Mas esta é ainda, para mim, a melhor solução!

Boa sorte e bons sonhos!
Juliana Iorio

Sem comentários: