Festa Junina (Brasil) X Festas dos Santos Populares (Portugal)

Penso que todos sabem que foram os portugueses que levaram para o Brasil a chamada "Festa Junina". Festas que acontecem no mês de Junho. E porquê Junho? Porque, em Portugal, comemora-se em Junho as chamadas Festas dos Santos Populares: Santo António, São João e São Pedro.

Também em Portugal, nesta época do ano, é verão (ou pelo menos costuma ser) e as pessoas saem às ruas para se divertirem (como fazemos na época do carnaval, no Brasil), fantasiadas para desfilarem ao som das chamadas "marchas populares" (que penso que originaram as nossas "quadrilhas") na Avenida da Liberdade, em Lisboa. No Porto, as pessoas também saem às ruas com aqueles martelinhos de plástico (irritantes!) que também costumamos usar no carnaval. Penso que é por isso que nas nossas Festas Juninas também costumamos ir com uma espécie de "fantasia".

Santo António é o padroeiro de Lisboa e, por isso, a grande festa acontece na noite do dia 12 para o dia 13 de Junho (Dia de Santo António). Já, no Porto, como o pedroeiro é São João, a grande festa acontece na noite do dia 23 para o dia 24 de Junho (Dia de São João). Mas os três santos são padroeiros das diversas cidades espalhadas de norte a sul de Portugal, e, por isso, há festas durante todo o mês.

Neste mês, em Julho e em Agosto, Portugal é marcado pelas festas e feiras que se dão no país, devido ao verão. Todas estas festas me fazem lembrar a nossa Festa Junina, pois nelas encontramos barraquinhas com brincadeiras estilo "tiro ao alvo", "pescaria", e etc, tão comuns nas nossas festas.

Quanto a alimentação, enquanto em Portugal, aposta-se na sardinha assada, no chouriço (nossa linguiça) e nas febras (carne de porco), no Brasil adaptamos para "cachorro quente" e churrasco!

Também na bebida acaba por ser diferente: Enquanto em Portugal, por causa do calor, bebem-se litros e litros de cerveja, no Brasil, por causa do frio, bebem-se vinho quente (uma espécie de sangria quente) e quentão (uma bebida, também quente, feita com cachaça e gengibre).


Quanto aos doces, é engraçado porque, em Portugal não vejo muitos doces típicos... nas festas e feiras costumam sempre haver churros e as chamadas "farturas" (que na realidade são a massa dos churros, sem recheio, passada por açucar e canela), pipoca, algodão doce e maça do amor. Mas, no Brasil, para além destes, são infinitos os doces típicos que encontramos: doce de batata doce, doce de batata roxa, doce de abóbora, pé de moleque, paçoquinha, cocada, canjica, bolo de milho, enfim... tudo com influência muito portuguesa, mas adaptado a realidade brasileira.

No Brasil também, por causa do clima, costumamos "pular a fogueira"! E outra actividade também muito típica, é subir o "pau de sebo"! Quem consegue chegar ao topo, sem escorregar, ganha um prémio!


Em Portugal, algo muito típico é oferecer um "manjerico" (uma planta) com uma quadra para alguém que gostamos...


Acho as duas festas muito legais e acho que todos deveriam conhecê-las... Sinto saudades de ir numa boa Festa Junina no Brasil! Mas estive, recentemente, na Festa de Santo António, em Tires, São Domingos de Rana, em Cascais (que começou no dia 5 de Junho e vai até ao dia 13), e, para além de tomar caipinha e comer churros recheado com doce de leite, assisti ao concerto do Iran Costa, um brasileiro só conhecido em Portugal, que canta músicas como "É o bicho", do Ricardo Chaves, e "Melô do Tchan", do grupo Gera Samba. Enfim, uma festa luso-brasileira!

1 comentário:

Marina disse...

Saudades das festas populares, em LX... :) por aki, canjica e noites frias... :) beijão, amiga, saudades!