A Complexidade do Ser Humano

O Ser Humano é um ser muito complexo…

Corpo, Instinto, Alma, Sentimento, enfim… Uma máquina que as vezes entra em curto-circuito!

É estranho… mas porque se somos seres racionais, ao invés de simplificarmos a vida temos a mania de torná-la cada vez mais complicada?

Quando estamos infelizes lamentamos… Quando estamos felizes não acreditamos que sejamos merecedores de tal felicidade e, portanto, também lamentamos…

Quando estamos infelizes temos medo que tal infelicidade dure para sempre… Quando estamos felizes temos medo que a felicidade acabe, afinal, “quando a esmola é demais, o santo desconfia!”

Desconfiamos de tudo que é bom… Temos a necessidade de “achar pelo em ovo”… Só para depois, se algo de ruim acontecer, podermos dizer: Viu, eu não disse? Temos a mania de tomar como dado adquirido só o que é ruim. O que é bom, é porque tivemos “sorte”! Mas como não devemos brincar com a sorte, pois ela pode nos virar as costas a qualquer momento, devemos estar sempre atentos… tensos… stressados… até que um dia entramos em colapso!

HELP!!!
PAREM O MUNDO QUE E QUERO DESCER!

Temos que assumir, de uma vez por todas, que se estamos infelizes não há mal que dure para sempre!

Temos que nos convencer que ser feliz é possível sim! Nem que seja por alguns momentos…Afinal, a felicidade se encontra nas pequenas alegrias…

Temos que parar de desconfiar de tudo o que é bom, de estar sempre com o pé atrás diante das palavras e atitudes dos outros… Afinal, ninguém é tão bom a ponto de conseguir premeditar os seus actos e palavras o tempo todo!

Temos que acreditar que as pessoas podem simplesmente falarem e agirem sem pensar, sem segundas intenções, sem jogos, enfim… e mesmo assim, se as nossas palavras e atitudes afectarem os outros, eles que nos perdoem, mas não tivemos a intenção!

2 comentários:

Reflexo disse...

Ai esta minha querida amiga a chave de todos os problemas...o seres humanos racionam.
Muitos de nós seres humanos, serão eternos insatisfeitos.Uma insatisfação bem aliada ao egoismo e egocentrismo.
Esqueçemo de nos colocarlugar do outro.
Quem esta do outro lado como se sente? Como interpreta?
Também creio que por vezes se esqueçeram de utilizar o raciocinio,perdendo a razão.Ou complicam demais, ou pensam demais, ou de menos, ou pura e simplemente não querem ver, para não ter que raciocinar.
Mas podemos e devemos acreditar que todo o ser humano é composto de boa matéria, e péssimo seria, e ai sim complexo, ser-se bom porque se premedita a todo o tempo!

Reflexo disse...

A Complexidade do Ser Humano...

Eu, eu mesmo...
Eu, cheio de todos os cansaços
Quantos o mundo pode dar.
Eu...
Afinal tudo, porque tudo é eu,
E até as estrelas, ao que parece,
Me saíram da algibeira para deslumbrar crianças...
Que crianças não sei... Eu...
Imperfeito?
Incógnito?
Divino?
Não sei...
Eu...
Tive um passado? Sem dúvida...
Tenho um presente? Sem dúvida...
Terei um futuro? Sem dúvida...
A vida que pare de aqui a pouco...
Mas eu, eu...
Eu sou eu,
Eu fico eu,
Eu...

EU - Alvaro de Campos