Praga - República Checa

Viajar é, definitivamente, a melhor coisa que podemos fazer durante a nossa vida!

E nada melhor do que escrever sobre uma viagem, assim que acabamos de fazê-la! A memória ainda está fresca e conseguimos eternizar momentos que poderiam ser esquecidos.

Pois bem! Acabo de chegar de Praga (República Checa) muito mais "rica" e com uma ânsia enorme de partilhar com o mundo toda essa riqueza!

Há quem diga que Praga é uma cidade pequena, que se conhece em dois dias... Para essas pessoas, lamento vos desiludir, mas vocês, de facto, não conheceram Praga!

Eu que fui com uma viagem programada ao pormenor - como só uma Personal Guide sabe fazer! :) - e lá fiquei durante uma semana, digo-vos que, se tivesse ficado mais, certamente teria muito mais para descobrir!

Praga é uma "caixinha de surpresas"! A cada lugar que vamos deparamo-nos com algo interessante para ver e..., logo a seguir, algo novo para ver, e..., ao virar da esquina, mais outro lugar para ver, e..., ao subir umas escadas, mais uma nova surpresa, e..., ao descer uma ladeira, outra coisa maravilhosa, e..., ufa!!! E anda-se, anda-se, anda-se... e parece que as descobertas não têm fim! No final, acabamos rendidos pelo cansaço, viramos as costas e voltamos para o hotel na certeza de que havia muito mais para conhecer, e que teremos que voltar no dia seguinte para recomeçar de onde parámos.

Enfim... são monumentos, museus, igrejas, teatros, filarmónicas, óperas, ballets, igrejas, castelos, uns do lado dos outros! Para quem gosta das Artes em geral, Praga oferece, a cada esquina, uma gama variadíssima de concertos, apresentação de ballets, teatros, óperas, para todos os gostos e bolsos! Há até Teatro de Marionetes! Todas as igrejas também oferecem, diariamente, apresentações de árias dos melhores compositores de música clássica. É, realmente, um deleite para quem gosta!

O Museu Nacional, a Ópera Estatal, a Filarmónica e o Teatro Nacional são as casas mais conceituadas. Mas a cidade "transpira" Arte, em todas as suas vertentes, por todos os poros, e quem está lá "respira" isso!

Dizem que há muita coisa voltada, exclusivamente, para o turismo, o que não é de se admirar visto que a cidade vive disso. O turismo é o grande motor e impulsionador da economia de Praga e, nem por isso, esta cidade é cara. Antes pelo contrário! O facto é que, por conta disso, é muito fácil ser-se turista em Praga! Quase todo mundo fala, pelo menos, o inglês básico, suficiente para se comunicar, e os transportes públicos funcionam como uma "sinfonia"! Ou seja, são fáceis de usar, baratos, circulam por toda a cidade e fazem do carro um objecto totalmente dispensável!

A partir de amanhã vou vos contar essa minha aventura, desde o planeamento desta viagem até a descoberta de que, todo mundo, pelo menos uma vez na vida, merece visitar Praga! Não percam!

Sem comentários: