Agosto em Portugal = Incêndios em Portugal

Uma coisa que eu nunca entendi em Portugal são os incêndios durante o verão.

Todo verão é a mesma coisa: Nuns mais, noutros menos, mas em todo verão acontecem incêndios!

Algumas pessoas dizem tratar-se de "fogo posto", ou seja, pessoas que ateiam fogo de propósito. Mas eu já reparei que, mesmo aqueles que não ateiam fogo, gostam de ver de perto "o circo, neste caso a mata, pegar fogo"!

Quando morei em Castelo Branco, presenciei muitos incêndios. Lembro-me duma vez em que o céu da cidade ficou tão encoberto pelas cinzas, que era quase impossível respirar! Se deixássemos as janelas de casa aberta, além de entrar muita fuligem, o fumo era sufocante. Tínhamos que colocar bacias com água espalhadas pela casa, para o ar não ficar tão seco. Então, a solução era sair de casa. Mas sair de casa para ir aonde, se toda a cidade estava assim? A solução era ir até ao Castelo (ponto mais alto da cidade), de onde era possível ver a extenção do fogo e ficar lá, com o resto da cidade, "admirando" e comentando sobre aquele "espectáculo"! Que coisa mais estranha... É certo que o fogo, visto de longe, tem a sua beleza... Mas uma pessoa consciente não consegue ver beleza quando o fogo está a destruir quilómetros e quilómetros de hectares... No entanto, haviam pessoas que, mesmo sem serem repórteres fotográficos, levavam máquina fotográfica para documentarem aquele momento...

Outra vez, lembro-me que fui passar o dia em uma praia fluvial do Distrito de Castelo Branco, e na volta deparei-me com a estrada interditada por causa do fogo. Tivemos que descobri outro caminho para voltar para casa, e a sorte é que havia outro caminho! Caso contrário, teríamos ficados "ilhados". Mas o que mais me chamou a atenção foi que, haviam dezenas de pessoas, na mesma situação que nós, que já lá estavam há algum tempo, parados, a observarem o fogo que avançava pela estrada. Parece que estavam todos hipinotizados! Só quando os bombeiros obrigaram a sair dalí, é que todos foram embora.

Qual o prazer em ficar-se parado diante de algo que nos deixa tão impotentes quanto o fogo? Isso me assuta!
(Imagens tiradas da Internet)

Sem comentários: