A primeira vez que fui assaltada em Portugal!

Eu já tinha sido roubada em Portugal, mas assaltada não!
Uma vez, roubaram-me o telemóvel (celular), quando eu estava subindo as escadas rolantes do metro. Estava distraída, com a mochila nas costas, e o telemóvel estava no fecho da frente. Abriram-me o fecho e eu só senti quando o acto já estava consumado. Olhei fixamente para a pessoa, mas não tinha evidências. Depois, até encontrar um polícia, obviamente que a pessoa em questão já havia desaparecido!

Mas desta vez, também durante o dia, andando pelas ruas do bairro onde moro, um rapaz passou correndo e puxou a minha correntinha. Também estava distraída, conversando com um amiga, e levei um susto devido a violência do acto. O que mais me irritou é que não era nada de valor comercial! Mas, para mim, tinha valor... sentimental... Por isso, sei que há uns metros dalí, muito provavelmente, a correntinha seria jogada no lixo! Ainda cheguei a gritar: "Isso não tem valor não!", mas tudo foi tão rápido e tão bruto, que comecei a pensar, "Meu Deus, será que estou a correr risco de vida, ao usar bijouterias douradas?"

Esse negócio de achar que estamos seguras em Portugal, faz com que andemos menos atentas. Eu notei que não tive reflexos, e isso me deu um pouco de medo, no caso de um dia eu retornar ao Brasil... Vou ter que reaprender a viver "sempre alerta"! E acho que, infelizmente, esta reaprendizagem terá de começar aqui...

Sem comentários: