Episódio 25 - Penamacor - "Terra de Templários"

Uma das estradazinhas que ligam as diversas povoações existentes no Distrito de Castelo Branco, levou-me à Vila de Penamacor, sede do Concelho de mesmo nome.

Uma Vila em Portugal é, "um aglomerado populacional de tamanho intermédio entre a aldeia e a cidade, dotado de uma economia em que o sector terciário (comércio e serviços) tem uma importância relevante. Povoação que não sendo uma cidade é sede de concelho, ou importante centro económico, social e cultural a que foi dada essa categoria". (informações retiradas da wikipédia)

Para descrever a Vila de Penamacor, não encontrei definição mais precisa que esta: "O primitivo conjunto urbano, de ruas estreitas e sinuosas que conserva, ainda, a gravidade dos tempos medievais. Terra de Templários, onde fixou-se e criou raízes uma forte comunidade judaica a partir do reinado de D. Manuel I". (Pedro Salvado)

Estive em Penamacor em  11 de Outubro de 2000 para a assinatura de um "Programa de Divulgação Cultural" realizado entre o Ministério da Cultura e este Município. Esta assinatura tinha como objectivo a construção de uma biblioteca, prevista para ser inaugurada no final de 2001.
Através das minhas pesquisas pela Internet, descobri que esta biblioteca não foi inaugurada em 2001, mas sim, em 2006, pois o edifício que a alberga é um Solar antigo que precisou de obras de recuperação. Tais obras tiveram início em 2002 e terminaram em 2005, sendo que a 14 de Julho de 2006, esta biblioteca foi inaugurada e aberta ao público.

O Solar, que encontrava-se em alto estado de degradação, pertenceu ao Conde de Proença-a-Nova (outro Concelho do Distrito de Castelo Branco), e foi adquirido pelo Governo Português em 1994. Trata-se de um grande sobrado, com imensas instalações, que hoje acolhe uma grande biblioteca.

Apesar do Concelho de Penamacor ter como principal actividade a agricultura, mais especificamente a olivicultura (cultivo das oliveiras), no ano de 2000, muita importância se deu, em todo o Distrito de Castelo Branco, à preservação dos seus patrimónios culturais. Por isso, em Penamacor, para além do "Solar do Conde", encontramos diversas construções antigas e recuperadas, que são as grandes atracções turísticas deste Concelho.
(Foto tirada da Internet)

Sem comentários: