Agosto - o mês da contradição em Portugal

Terei de fazer uma pausa nos episódios sobre a minha vida em Portugal, porque agora é verão, férias, e não poderei deixar passar este mês de Agosto sem contar as particularidades desta época do ano em Portugal!

Agosto é mês de férias em Portugal. Férias escolares e, porque normalmente é o mês mais quente do ano, os portugueses, TODOS, gostam de tirar férias nesta época do ano. Um pouco como o nosso Janeiro no Brasil...

No entanto, a contradição a que me refiro no título deste artigo está no facto de Portugal ser um país turístico, destino de muitos que escolhem esta época do ano para visitá-lo e, por coincidir com as férias dos portugueses, muitos dos lugares  encontrarem-se encerrados. Ora, encerrar, por exemplo, um restaurante durante o mês de Agosto, período em que, provavelmente, haverá mais procura, parece-me uma contradição... Ainda mais quando o "assunto do ano" tem sido a famigerada "Crise"! É certo que muitos portugueses saem de Portugal... Mas também é certo que muitos turistas entram em Portugal!

É lógico que os portugueses também têm direito à férias! É sabido que muitos, por manterem negócios de família, encerram seus negócios durante as férias porque querem tirar "férias em família". E também é natural que eles queiram tirar férias durante o verão. Mas tem, MESMO, que ser em Agosto? É que além de enfrentar-se um calor insuportável, em qualquer lugar de Portugal que se vá nesta época do ano (e a escolha da maioria recai sobre a Região do Algarve), paga-se, TUDO, muito mais caro! Logo, quem não têm filhos na escola, e portanto, não é "obrigado" a tirar férias esta época do ano, tem, MESMO, que sair de férias em Agosto?

Sem comentários: