Episódio 20 - Diferenças estruturais

Em 2000, os preços dos alimentos e do vestuário em Portugal, não eram muito diferentes dos praticados no Brasil. Hoje, por incrível que pareça, vestir-se em Portugal é muito mais barato do que vestir-se no Brasil!

Outra vantagem encontrada em Portugal prende-se com os preços dos eletromésticos, aparelhos electrónicos, telefones celulares (telemóveis) e dos carros. Além de estar tecnologicamente à frente do Brasil, comprar um computador ou um carro em Portugal, é infinitamente mais barato do que no Brasil!

Em relacção às casas, aí sim, temos vantagens no Brasil. Comprar uma casa no Brasil, ou mesmo alugar, é muito mais barato do que em Portugal. É claro que temos que ter em atenção o local de Portugal de que estamos a falar, bem como de que lugar do Brasil estamos a falar. Em Castelo Branco, por exemplo, alugar um apartamento é muito mais barato do que em Lisboa. Com o preço que pagámos por um apartamento de dois quartos em Castelo Branco, conseguimos alugar somente um quarto em Lisboa!

As construções também variam de lugar para lugar... Na época em que morei em Castelo Branco, reparei que a maioria das construções eram bastante antigas, mas que a cidade estava em expansão. Logo, estavam a nascer dezenas de novas construções na zona periférica da cidade. Como naquela época permitia-se que os prédios, até quatro andares, não tivessem elevador, e em determinadas zonas não era permitido construir edifícios com mais de quatro andares, muitos dos prédios que estavam a nascer, não tinham elevador. Confesso que hoje não sei se isto ainda é permitido... Também era raro encontrar um edifício em que houvesse porteiro. Mas para quê precisamos de porteiro numa cidade como Castelo Branco? Ainda hoje, em todo Portugal, penso que ainda é possível vivermos sem porteiro! Esta é uma das principais mais-valias de se viver neste país: a SEGURANÇA! Deste modo, sem elevador e sem porteiro, os preços dos condomínios em Portugal acabam por ser muito mais baratos do que no Brasil! Mas, quem aluga um apartamento em Portugal, não precisa preocupar-se com o valor do condomínio, porque aqui, quem paga o condomínio, é sempre o proprietário do apartamento, e nunca o inquilino!

Quanto às divisões das casas em Portugal, já referi que é raro encontrar uma casa que tenha área de serviço. As construções mais antigas costumam ter uma sala de estar (aqui chamada "salão") muito grande. Aliás, estas construções costumam ocupar áreas enormes! É muito difícil encontrar-se uma casa antiga em Portugal com área de construção reduzida. Nestas contruções, os banheiros (casas de banho) possuem sempre banheiras (e nunca "box"), com apenas um "chuveirinho", porque pressupõe-se que as pessoas irão tomar banho de banheira, e não de chuveiro! Para quem não tem muito tempo, ou não gosta de tomar banho de banheira, tomar banho de "chuveirinho" não é uma tarefa nada fácil... Mas nada que, com o tempo, paciência e muita imaginação, não se consiga dar a volta!
(Fotos tiradas da Internet)

Sem comentários: