Episódio 19 - É salsicha? Não, é linguiça! É limão? Não, é lima!

Também encontrei muitas diferenças nos hábitos de higiene e nos hábitos alimentares.

Fiquei a saber que, até muito pouco tempo, ainda existiam casas no Distrito de Castelo Branco, que não possuiam água canalizada (encanada) e que, por isso, muitas pessoas ainda não tinham o hábito de tomar banho todos os dias.

Pastéis de Nata
Quanto à alimentação, o "pequeno-almoço" (nosso "café da manhã") é basicamente como o nosso, com a diferença que os portugueses não têm o hábito de comerem o nosso tão comercializado "pão francês". Mas existe uma variedade de pães e bolos, e o que eles chamam de "pastéis", que não tem nada haver com os nossos pastéis. Pastéis em Portugal são doces feitos, normalmente, com uma massa folheada e recheado de doce de ovos ou amêndoa. Os mais conhecidos são os Pastéis de Belém (marca registada) que também são produzidos por outras "pastelarias" com o nome de "Pastéis de Nata".

E por falar em doces, a base dos doces feitos em Portugal são, quase sempre, açucar e ovos. Um português explicou-me, que a utilização de muitos ovos na confecção dos doces prende-se com o facto do país ter sido muito pobre, o que levou às pessoas produzirem estes doces com os ovos provenientes das suas próprias criações de galinhas.

"BICA"
O café em Portugal foi algo que me surpreendeu! Eu não imaginava mas, o café que se toma em Portugal é infinitamente melhor do que o que tomamos no Brasil! E também não imaginava que o português bebesse TANTO café (popularmente conhecido como "BICA")! Estou a falar de "café expresso", que encontramos em qualquer lugar, e com um preço bastante acessível, se compararmos com o preço que se pede por este tipo de café no Brasil! Infelizmente, penso que o povo brasileiro não conhece o café brasileiro de qualidade, porque este deve ir todo para exportação!

Outra coisa que me chamou muito a atenção é que, normalmente, em festas, casamentos, e mesmo nas lanchonetes, salgadinhos como, croquetes, rissóis, etc, são servidos frios! No Brasil, se nos servem um salgado frio, não conseguimos comê-lo! :)

Presunto
Nos almoços e jantares, podemos comer como "entrada" o famoso presunto português (estilo o parma italiano ou o jamom espanhol) e ainda os deliciosos "enchidos" (nossos embutidos). Vale dizer que, o que chamamos de presunto no Brasil, aqui é conhecido por fiambre, e que nos diferentes tipos de embutidos, o que chamamos de salsicha no Brasil, os portugueses chamam de linguiça, e o que chamamos de linguiça,  eles chamam de salsicha! (Essa troca de nomes é engraçada... neste mesmo sentido, o que no Brasil chamamos de limão, os portugueses chamam de lima, e o que chamamos de lima, eles chamam de limão!)

Atum fresco no "Mercado do Lavradores", na Madeira
Foto Juliana Iorio
Após as entradas, faça frio ou calor, o português tradicional não dispensa uma sopinha! É nela que, normalmente, comem-se as verduras e legumes necessários em uma refeição, visto que, por cá, não se tem muito o hábito de comer-se saladas. O prato principal pode ser carne ou peixe. Entendamos por carne, carne de vaca, porco, cabrito, frango, etc; e entendamos por peixe uma variedade de peixes tão grande, que não conseguiria descrevê-los aqui... Apesar da imensa costa brasileira, temos o hábito de comer "peixe", sem nos preocuparmos muito com que tipo de peixe estamos a comer. Em Portugal, nunca se come "peixe", mas sim "a dourada", "o robalo", "a garoupa", "a cavala", "o salmão", "a sardinha" (fresca, e não de lata!), "o atum" (freco, e não de lata!), etc... aqui também come-se muito marisco, e a variedade existente é infinitamente maior do que a que conhecemos no Brasil. Para acompanhar, a guarnição mais comum é a batata. Seja ela, frita, assada ("ao murro") ou cozida, o português come muita batata! Eu diria que a batata está para o português, como o arroz está para o brasileiro!

Queijo Amanteigado da Serra da Estrela
Outra diferença que nos saltam às vistas é o momento da refeição em que os portugueses comem queijo (curado ou amanteigado, de preferência da zona da "Serra da Estrela") e bebem wisque. O queijo, normalmente, é servido após a refeição, antes da sobremesa, e o wisque também é servido após a refeição, e não antes como é hábito no Brasil, porque é considerado um digestivo e não um aperitivo.

Quando cheguei aqui, há cerca de 10 anos, e ainda por cima em Castelo Branco, tinha muito dificuldade em encontar "fast foods" (pizzarias, hamburguerias, etc), e restaurantes que não fossem de comida tradicional portuguesa. Hoje, felizmente, isto mudou! Também naquela época, não encontrávamos nos supermercados comidas prontas, temperos prontos, molho de tomate pronto, queijo parmesão ralado, leite condensado, coca cola light, etc... Hoje, tudo isto já pode ser encontrado, com facilidade, nos supermercados portugueses. Ainda bem! :)

(Imagens tiradas da Internet)

1 comentário:

Unknown disse...

Olá! Estou adorando ver seu blog! Estou pensando em sair do Brasil e ir morar em Castelo Branco! Adorei seus relatos...
Você continua aí?

Sou farmacêutica e estou no processo de equivalência de diplomas...você já viu brasileiros que conseguiram trabalhar em suas áreas de formação por aí?
E aí tem muitas farmácias, em Castelo Branco?
Grata!!!!!-