Episódio 14 - ... Novas aventuras sempre hão de vir!

Quem pensa que a minha aventura pela Europa acaba com o fim da minha viagem em 1997, está redondamente enganado! Aquela aventura havia acabado, mas novas aventuras já estavam a caminho!

O facto de eu ter viajado para a Europa, numa época em que 1 Dólar equivalia à 1 Real, fez com que eu convencesse os meus pais que, "Viajar para a Europa" não era uma meta impossível de se alcançar...

Pode parece estranho para quem vive na Europa, mas para nós, brasileiros, viajar para este continente é algo muito difícil, devido à distância, que torna as viagens muito caras, e ao cambio da moeda. Historicamente, quase sempre as moedas européias valeram mais do que a moeda brasileira.

Por isso, em 1998, conseguimos fazer algo quase impensável. Viemos todos juntos para a Europa: Eu, meu pai, minha mãe e minha irmã! É bem verdade que não era para eu e a minha irmã virmos... Entretanto, alguns acontecimentos de última hora, que impossibilitaram outras pessoas de vir, acabaram por nos colocar nesta viagem...

Desta vez, viemos de excursão, com tudo já programado, o que minimizou o stress que eu havia passado na viagem anterior. Mas a principal diferença foi que, com excursão, ao invés de passarmos horas a viajar de trem/ comboio, passamos horas a viajar de ônibus/ autocarro!

Visitei alguns lugares que não havia conhecido, como Assisi e Padova (na Itália), Genève (na Suíça) e Innsbruck (na Áustria), para além de, finalmente, conhecer um pedacinho da França (Paris e Lion).

Assisi é conhecida por ser a cidade onde nasceu São Francisco. Padova é conhecida por ser a cidade onde Santo António, famoso franciscano que nasceu em Lisboa (Portugal), passou grande parte da sua vida e faleceu. Ambas são arquitetonicamente parecidas e dotadas de uma certa "áurea divina". Genève é a segunda cidade mais populosa da Suíça (após Zurique) e, certamente, a cidade mais organizada e limpa pela qual passamos. Chega a ser irritante! :) E, em Innsbruck, senti-me dentro do filme do "Harry Potter"! :)

Lion é uma cidade universitária muito bonita e Paris penso que dispensa comentários... Lá, é obrigatório conhecermos: A "Tour Eiffel", o "Champs-Élysées" com o famoso "Arc d triumph", o "Musée du Louvre", a "Ópera Garnier" (conhecida como Ópera de Paris), a "Cathédrale de Notre Dame" e, se houver tempo, a "Basílica de Sacré Cœuras", o bairro de "Montmartre", o "Moulin Rouge", as "Galeries Lafayette", o "Musée d´Orsay" e o "Château de Versailles". Confesso que não conseguimos visitar tudo isto nesta viagem. Por isso, fomos "obrigados" a voltar lá, noutra altura... :)

Para a minha mãe, foi a concretização de um sonho... Para o meu pai, algo que ele nunca havia pensado em fazer... e, para a minha irmã, algo muito... "bunito"! Lembro-me da minha irmã, em todo lugar que chegávamos, dizer: "Nossa... que bunito!!!" :) É o deslumbramento que sentimos a primeira vez que chegámos à "Europa"!

Dicas:

Dica número 6: Na França, experimente a "Mostarda de Dijón" com grão, é muito boa!
Dica número 7: É muito fácil andar de metro em Paris! Vale a pena experimentar!
Dica número 8: Evite falar em inglês na França! Um frances até se esforça para entender e ajudar alguém que fala qualquer lingua do mundo, desde que não seja "inglês"!
Dica número 9: Evite comer em lugares turísticos, como no "Champs-Élysées", por exemplo. Caso contrário, corre o risco de pagar 15 euros (cerca de 35 reais) por uma baguete e um refrigerante! Isto aconteceu conosco!
(Desenhos tirados da Internet)

Sem comentários: