Episódio 5 - Pompéia e depois Piza e Siena!

No quarto dia fomos conhecer Pompéia!

Foi a primeira vez que pegámos o comboio e utilizámos o Europass. Tínhamos que  pensar muito bem quando o utilizávamos, pois uma vez "obliterado" era válido por 24 horas. Portanto (dica número 3), quanto mais precisássemos andar de comboio nas próximas 24 horas, melhor!

Lembro-me que fomos conversando com o "picador de bilhetes"/ fiscal e até tínhamos a intenção de descer em Nápolis. No entanto ele nos colocou tanto medo, dizendo que Nápolis era uma cidade muito perigosa, que acabamos por desistir e fomos directo à Pompéia.

Em Pompéia tivemos uma agradável supresa. Ao chegarmos na cidade, pedimos informação à um citadino, sobre onde ficavam as famosas "Ruínas de Pompéia", e ele não só nos levou à elas, como passou o dia conosco e foi o nosso guia naquela cidade! O nome dele é Gennaro Calabrese e, até mantivemos contacto durante algum tempo, mas depois, se perdeu... No entanto, fiquei com uma óptima impressão dos habitantes daquela cidade! O que vale mesmo a pena conhecer em Pompéia é a parte antiga da cidade, que foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio, no ano 79 d.C.

No dia seguinte partimos de Roma em direcção a Firenze/ Florença. Chegando lá, conseguimos uma pensão próxima da Catedral del Duomo, bem no centro da cidade. Como já estávamos instaladas, decidimos deixar para conhecer Firenze no dia seguinte e, neste dia, fomos para Piza e Siena.

Em Piza, o que vale mesmo a pena ver é a famosa "Torre de Piza". Agora, Siena, é uma cidade encantadora... Talvez tenha nos encantado tanto por ser uma cidade cheia de jovens universitários e nós, naquela época, termos acabado de sair da universidade... Enfim, mas a cidade era tão agradável que perdemos a noção da hora e, ainda por cima, não háviamos tomado nota dos horários de comboio de volta para Firenze. Estávamos tão despreocupadas com isto que, conversando com uns estudantes, fomos subitamente informadas que o último comboio para Firenze partia às 21h00. No entanto, já eram 20h55 e não estávamos propriamente perto da estação. Saímos correndo em direcção à estação mas, chegámos lá, às 21h05... Eu nunca odiei tanto a pontualidade em um transporte público como naquele dia! Enfim, confirmaram-nos que o  último comboio para Firenze havia acabado de partir e, que agora, só haveria um comboio às 6h00 do dia seguinte...

Dica número 4: PRESTE ATENÇÃO NOS HORÁRIOS DOS COMBOIOS!
(Fotos tiradas da Internet)

Sem comentários: