Episódio 2 - Hospedar-se em Roma

Antes de vos contar como tivemos de nos arranjar no primeiro dia em que chegámos à Roma, quero vos dizer que esqueci de um detalhe muito importante da viagem que, felizmente, como escrevi uma espécie de "Diário de Bordo", pude agora recordar...

Bem, no dia em que viajamos, quase perdemos o avião!

O operador da agência de viagens pela qual compramos as passagens, informou-nos que o avião era às 23h20. Portanto, chegamos ao aeroporto por volta das 20h00, fomos em direccção à sala de embarque, mas ficamos "fazendo hora" até às 23h15 no Duth Free! Nem nos preocupamos em olhar para os "placares" de avisos de embarque, ou pelo menos ouvir quando somos chamados a embarcar (coisas de "marinheiro de primeira viagem")!  Por isso, quando chegamos à porta de embarque, o embarque de passageiros já estava encerrado há 5 minutos! Ou seja, o horário do vôo havia sido alterado e, como nós não fomos avisadas, e não prestamos atenção, estávamos prestes a perder o avião!

A sorte foi que haviam 4 pessoas presas na Receita Federal e, só por isso, o avião ainda estava lá. Graças à essas pessoas, conseguimos viajar!

Pelo que me lembro, o vôo foi tranquilo... ou eu é que era muito destemida nesta época? Enfim, fizemos uma escala em Bruxelas às 16h30, e embarcamos para Roma às 18h50. Por isso, aterramos em Roma só às 21h20. Quase 24 horas depois! E, foi aí que a "luta" começou!

Pois bem, como já vos disse, as casas de cambio estavam fechadas e os hotéis para os quais ligávamos lotados. Fomos então, indicadas por um "carabinieri", a irmos para a estação ferroviária do aeroporto, e lá pegarmos o último comboio, que partia às 00h00 em direcção a estação ferroviária "Roma Termini" (considerada a estação ferroviária mais importante de Roma e a maior da Europa). Lá havia um posto policial de serviço 24 horas por dia, e se lá, nenhum policial conseguisse nos indicar um hotel, poderíamos desistir e dormir na estação!

Felizmente, lá, um policial indicou-nos um hotel 3 estrelas, que ficava na Estação Tiburtina e, finalmente, conseguimos tomar um banho e dormir... ou melhor... "capotar"! No entanto, este hotel custava 50 dólares a diária, ou seja, muito caro para quem está a fazer uma viagem de mochila nas costas e quer gastar um valor total diário de, no máximo, 50 dólares! Por isso, no dia seguinte, voltamos à "Roma Termini", onde havia um posto de atendimento turístico, para solicitar indicações de hoteis mais baratos. Porém, quando estavamos na fila do posto de turismo, vimos um rapaz com uma t-shirt escrita "São Paulo" e pensamos: "Este deve ser brasileiro! Então, vamos perguntar onde ele está hospedado!" E assim fizemos!

Este rapaz, muito simpático, era um médico que estava a participar em um congresso em Roma (o tal evento que lotou todos os hotéis da cidade!), e nos indicou uma pensão muito simples, com banheiro no corredor, que nos saiu por 20,58 dólares a diária. Nem sei se esta pensão ainda existe, porque o seu dono, seu Giuseppe, já tinha uma certa idade na altura. Entretanto, se alguém quiser descobrir, o nome da Pensão é... GIUSEPPE e fica muito próxima a Roma Termini!

Roma Termini

Pena que nesta época a minha máquina fotográfica não era digital...
Por isso, terei que usar fotos tiradas da Internet!
"Ci vediamo domani!"

1 comentário:

Rocio disse...

Eu acho que esta é uma viagem muito agradável se você pode fazê-lo, a verdade é que eu recomendo muito, por isso, se você sempre tem que ter a informação correta, por isso sempre espero que você tenha carro de aluguel de carros para sua viagem