Episódio 10 - Barcelona?

Quando cheguei em Barcelona, só queria encontrar com a minha amiga e tomar um banho!
Fui directo para o Hostel onde ela estava hospedada, e foi aí que tive uma grande surpresa! Ela havia combinado de, naquele mesmo dia, após ao almoço, sair de Barcelona rumo à Madri/ Madrid e, de Madri, partir para Lisboa... ou seja, EU IRIA CONTINUAR A VIAJAR DE COMBOIO!

Então, tive que tomar um banho (antes do meio dia) no quarto do hostel onde ela estava hospedada e sair correndo (mais uma vez) para almoçar, e às 15h33 pegar o comboio para Madri! Chegámos em Madri às 22h00 e às 22h35 pegámos outro comboio, agora com direcção à Lisboa. E foi neste momento que, através da minha amiga, descobri que o meu Europass era válido para a 1ª classe! Acho que quando o comprei, na agência de viagens, ao invés de escreverem "2ª classe", escreveram "1ª classe"! No entanto, como eu havia comprado para "2ª classe" nunca reparei no que nele estava escrito! Então, quando a minha amiga disse: "O que vc está fazendo aqui? Você pode viajar na primeira classe!", eu corri para a 1ª classe! Estava mesmo a precisar descansar porque, de Madri para Lisboa, seriam mais 10 horas de viagem... Pena que não havia reparado nisto antes! Bem... mas agora não adiantava "chorar sobre o leite derramado!" Porém, a partir daquele momento, eu só iria viajar em 1ª classe!

Chegámos em Lisboa (Estação do Oriente) às 8h30 (horário de Portugal). Naquela época, não sei se o nome da estação era "Oriente"... Só sei que próximo desta estação não havia nada e que estavam a construir os edifícios que abrigariam a "Expo 98", no ano a seguir. Hoje, quem passa por lá, não imagina como era em 1997...

Na própria estação fomos abordadas por um português, que estava lá para "angariar" turistas para a sua pensão. Ele estava com uma "carrinha" (perua no Brasil) e disse que nos levaria até à pensão e que a diária sairia por 30 doláres. Estávamos tão cansadas que, confiamos, e fomos! A pensão ficava na Praça da Figueira (centro da cidade) e como havia sido reformada há dois meses, estava uma graça! Ou seja, demos uma tremenda sorte, pois entramos no carro de um homem que não conhecíamos, e, graças à Deus, ele nos levou para um lugar descente e bem no centro de Lisboa!

Anotações do "Diário de Bordo":

- "Fomos conhecer o Castelo de São Jorge e o Bairro de Alfama - ADOREI!";
- "A noite, como chovia muito, fomos conhecer o Centro Comercial Colombo - MARAVILHOSO!";
- "Dormi super bem e antes assisti a novela brasileira "A Indomada" que está passando aqui".
- "Gostei muito de Lisboa! Deu para matar as saudades do Brasil! É tão bom entender as placas e os que as pessoas dizem..."

Relendo agora este "Diário", começo a achar que já "estava escrito" que um dia eu iria viver em Lisboa... Mas, naquela época, isto nem passava pela minha cabeça!

No dia seguinte fomos conhecer Belém, a Torre de Belém, comer pastéis de Belém (não me lembro se cheguei a comer os "originais"), visitar a Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, o Museu da Marinha e, a noite, íamos ao Bairro Alto, para ouvir fado, mas infelizmente, a chuva nos impediu... Mas o que conheci de Lisboa foi suficiente para já, naquela época, ficar com uma óptima impressão desta cidade!
Fotos by Fábio de Lima Paiva

Sem comentários: