Episódio 16 - O Portugal que quase nenhum brasileiro conhece...

O "Distrito de Castelo Branco", e entenda-se aqui por Distrito o que chamamos de "Estado" no Brasil, encontra-se na "Região da Beira Baixa" (vide mapa), também conhecida como "Beira Interior".

Como a divisão territorial em Portugal é diferente da que encontramos no Brasil, vou fazer um breve apanhado para compreendermos estas diferenças:

O Brasil é um país dividido por Regiões, que por sua vez são divididas em Estados, sendo que cada Estado é subdividido em Cidades.

Portugal também é divida por Regiões e em cada Região encontramos os chamados "Distritos" (Estados) que são subdividos em Concelhos (Cidades). Além disso, cada Concelho é ainda subdivido em Freguesias.

 
Voltando, então, ao caso de Castelo Branco, temos:
Região: Região da Beira Baixa;
Distrito: Castelo Branco
Concelhos: Castelo Branco (capital do Distrito), Covilhã, Fundão, Belmonte, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacôr, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão.
E ainda, cada um desses Concelhos está subdivido em Freguesias.

Cada Concelho possui um Presidente de Câmera (Prefeito) e cada Freguesia possui uma Junta de Freguesia (uma espécie de Sub-Prefeitura), que é administrada pelo Presidente da Junta de Freguesia (Sub-Prefeito). 
Vimos, portanto, que Portugal possui uma maneira muito mais descentralizada de administrar o seu território, do que o Brasil.

Posto isto, no dia 10 de Agosto de 2000, embarquei em mais esta aventura, agora com destino certo: o Concelho de Castelo Branco.

Entrei no continente europeu por Madri (ou Madrid, como se diz em Portugal), e após 12 horas de viagem, estava eu, em solo espanhol. Por quê Madri? Porque antes de ir para Castelo Branco, eu tinha como objectivo fazer um Curso de Espanhol, na Universidade Don Quijote, em Salamanca, e assim o fiz!

(Desenhos tirados da Internet)

Sem comentários: