Episódio 9 - Comboios, comboios e mais comboios...

A viagem até Milão foi complicada... De Perúgia à Milão são cerca de 5 horas de viagem de comboio/ trem.  No entanto, tive que fazer uma escala em Firenze.... Cheguei às 15h00 em Firenze, e só havia comboio para Milão às 19h00. Conclusão: Fui chegar em Milão às 22h00. A sorte é que eu já havia reservado hotel em Milão! Então, após mais de 9 horas de viagem, finalmente pude tomar um banho e fui directo para a cama!

No dia seguinte fui à estação ferroviária reservar o comboio para Barcelona, e só neste momento me dei conta de que iria atravessa a França! Ou seja, se a viagem, de 9 horas do dia anterior, já havia sido má, a que eu teria de enfrentar agora seria muito pior: Cerca de 18 horas de viagem, no mínimo, o dobro do que eu já havia feito! E, além disso, teria que fazer uma escala em Nice e outra em Port Bou. Em primeiro lugar, eu não falava (e ainda não falo) uma palavra de francês! Em segundo lugar, eu não fazia a menor ideia se Port Bou ficava em França, ou se já era Espanha. Só depois vim a descobrir que Port Bou já faz parte de Espanha.

Embarquei no comboio de Milão com destino à Nice e esta viagem foi bastante interessante... Quem me conhece, sabe que o meu inglês não é lá essas coisas... Porém, dentro do comboio, vim sentada ao lado de uma italiana e à frente de um francês que, por sua vez, estava sentado ao lado de uma norte-americana. Ou seja, a "Torre de Babel" havia alí se instalado! Como todo norte-americano acha que todo mundo fala inglês, esta não foi excepção e resolveu elogiar o anel da italiana. Para minha surpresa, a italiana não percebia nada de inglês! Então, eu que, surpreendentemente havia entendido, fui explicar para a italiana o que a norte-americana havia falado. Pois bem, a partir deste momento virei tradutora-intérprete! A norte-americana falava e eu traduzia para o italiano. Depois, a italiana falava e eu traduzia para o inglês! Dá para imaginar? Não? Nem eu! Só sei que aconteceu e eu consegui conversar até com o francês, que também falava inglês, e acabou por entrar na conversa!

Portanto, quando cheguei em Nice, apesar de não entender nada que era anunciado nos auto-falantes da estação ferroviária, tirei as minhas dúvidas, em inglês, com uma jovem coreana, e, de madrugada, embarquei com destino à Port Bou. Neste comboio fui numa "couchette", que tive que partilhar com mais cinco italianos (homens e mulheres) que também estavam a viajar como "mochileiros".  Apesar de simpáticos, naquela época, estes jovens só sabiam que o Brasil era o país do "Ronaldinho" (jogador de futebol)... Espero que hoje, eles saibam mais do que isso!

Já havia perdido as contas de quantas horas estava a viajar, mas sabia que, ao chegar em Port Bou, ainda teria de enfrentar mais duas horas de comboio para chegar à Barcelona. Certamente, já havia mais de 18 horas que eu não tomava banho e não sabia quando iria conseguir tomar de novo. Notas do "Diário de Bordo": "Que nojo! Ainda bem que está um frio desgraçado e que ninguém sua! Mas as pessoas parecem que são encebadas, oleosas, sei lá... Aqui, todo mundo brilha! PS: Depois desta viagem, eu posso ir de carroça para a Amazônia!"
Hahahahaha!!!

Mas... o pior disso tudo, é que quando, finalmente, cheguei à Barcelona, tive uma grande surpresa!
(Fotos tiradas da Internet)

Sem comentários: