Vida na Europa... Como tudo começou...

Eu terminei a faculdade em Dezembro de 1996 e em Outubro de 1997 resolvi fazer uma viagem, com literalmente, uma mochila nas costas, pelo continente europeu. Nesta altura eu tinha 23 anos e nunca havia viajado para o exterior. Mas é impressionante como a falta de experiência e a imaturidade dos 23 anos, nos fazem ser testemidos!

Como já devem ter reparado, ando em fase de "remember"... Por isso, e para não vos cansar, vou contar-vos esta minha aventura em pequenos episódios.

Episódio 1 - Os Preparativos e a Viagem

Lembro-me que quando resolvi fazer esta viagem, não havia muita coisa que me prendesse ao Brasil... nem profissionalmente, nem emocionalmente... Hoje, que já vivo há 10 anos em Portugal, e, portanto, longe da minha família, penso: "Por quê quando temos 23 anos não valorizamos isto: a família?" Eu sempre amei muito a minha família, mas acho que, por isso mesmo, sempre tomei isto como um dado adquirido e acabava por valorizar mais aquilo que não tinha, do que aquilo que tinha... Quando temos 23 anos e não temos uma relação amorosa séria, parece que é o fim do mundo! Pensamos que vamos ficar sozinhas para sempre, enfim... é tudo uma trajédia! Se eu soubesse o que sei hoje, certamente não teria sofrido tanto... Mas, enfim, só aprendemos na prática mesmo... porque, conselhos, cansaram de me dar. Mas se conselhos adiantassem...

De qualquer forma, o que quero dizer é que quando decidi viajar, tinha muita vontade de conhecer a Itália. Acho que por ter crescido ouvindo a minha mãe dizer que o "sonho dela era conhecer a Itália", esse acabou se tornando o meu sonho também. "Freud explica!" Ainda bem que, após uns anos de "divã", consegui separar os meus sonhos dos da minha mãe! Mas, continuando, resolvi então fazer um curso de língua italiana (onde conheci quatro "ragazze" espectáculares, com quem mantenho contacto até hoje!) e, cinco meses depois, estava eu, rumo a Roma!

É certo que o que me animou foi ter conhecido, há alguns meses antes, uns italianos. Nesta altura, eu não falava uma palavra de italiano, mas acabei ficando amiga destes "ragazzi". No meio disto tudo, um dos italianos apaixonou-se por uma amiga minha e eu fui convidada para ser madrinha deste casamento em Fidenza, na Itália (afinal, havia sido o cupido desta relação!). Por isso, a Itália, neste momento, era um lugar que me chamava! (Pena que o casamento não deu certo e eu perdi contacto com o meu amigo italiano... mas isto, já é outra história!)

Enfim, após comprar um livro chamado "Frommer´s - Europa até 50 dólares por dia" (e nesta época 1 dólar correspondia a 1 real!), comprar um Europass (passe de comboio/ trem) para 14 dias de viagem e alguns travels cheques, traçamos um roteiro com os lugares que queríamos conhecer e, eu e uma outra amiga, pegamos o avião (da extinta companhia aérea VASP) com destino à Roma. No entanto, esquecemos que, devido ao fuso horário, chegaríamos lá a noite, sem hotel reservado e sem dinheiro "cambiado". Nesta época, ainda não havia a moeda única (o Euro) e tivemos que levar dólares e travels cheques para trocar pela lira (moeda italiana). Entretanto, a hora em que chegamos, as casas de cambio já estavam fechadas e começamos a pedir moedas a quem passava, para ligarmos aos hoteis do "Frommer´s", e ver se algum tinha vaga para nos abrigar... Contudo, como estava havendo um evento em Roma, todos os hotéis indicados no livro estavam lotados...

Como nos safamos?
Não perca o próximo episódio!

Sem comentários: