Episódio 18 - "Roupas na Janela"

O período de adaptação em outro país, aproximadamente os dois primeiros meses, é, certamente, o mais difícil. Neste período temos o hábito de comparar os costumes do país em que estamos a viver, com os do nosso país de origem, e isto, é o pior erro que podemos cometer! Uma das coisas mais certas que já ouvi, foi dita por um brasileiro que viveu e, infelizmente, morreu em Portugal: "Quando deixamos o Brasil, devemos esquecer todos os hábitos e costumes brasileiros para conseguirmos nos inserir nos hábitos e costumes do país de acolhimento. O brasileiro que não consegue fazer isto, dificilmente conseguirá se adaptar num outro país, e ser feliz!"

Rodo
Mas esquecer os nossos hábitos e cotumes, é muito mais difícil do que podemos imaginar... É como se nascêssemos de novo!

Brasil e Portugal são dois países, apesar de todas as semelhanças, muito diferentes. E esta diferença nota-se nas coisas mais simples! Quando cheguei à Castelo Branco, sentia falta, por incrível que pareça, de coisas simples como, "ralo" na casa de banho (banheiro) e na cozinha, "rodo" e pano de chão! Em Portugal não costuma-se jogar água e depois puxar com o rodo! Aqui, passasse o "esfregão" com água e detergente e, se for preciso, passasse ele novamente para enxaguar. É assim que as coisas funcionam.

Esfregão
Aqui em Portugal, a maioria das residências também não possui uma área de serviço, como no Brasil, onde temos um tanque, onde colocamos a máquina de lavar roupa, e onde temos um varal para estender a roupa. Aqui, a máquina de lavar roupa fica, normalmente, na cozinha, e a roupa é estendida num varal que fica do lado de fora da janela. Aliás, este é um símbolo tipicamente português: Roupas estendidas do lado de fora das janelas! E se precisámos lavar alguma roupa na mão, isto tem que ser feito no lavatório (pia) da cozinha ou da casa de banho.

Mas para além destas coisas simples, percebi logo que, uma cidade como Castelo Branco, ainda conserva hábitos um tanto quanto conservadores, para nós, brasileiros. Por exemplo, as viúvas, já com uma certa idade, ainda mantém o hábito de vestirem-se de preto pelo resto de suas vidas. Naquela época, também não se via muitas mulheres de "shorts" (calções) e mini-saias pela cidade... Hoje, penso que, neste aspecto, as coisas já estão bem melhores!
(Imagens tiradas da Internet)

Sem comentários: