Episódio 23 - A Saúde em Portugal

Talvez para nós, brasileiros, a cerimónia da "Inaguração duma primeira pedra dum Centro de Saúde" não faça muito sentido... Não estamos acostumados a inaugurar o início de uma obra, mas sim, o seu fim. Se calhar, aprendemos a dar valor somente às coisas já finalizadas, porque precisamos vê-las prontas e a funcionar, para podermos acreditar...

Os Centros de Saúde em Portugal, apesar de andarem um pouco carentes, ainda encontram-se em melhores condições do que os equivalentes no Brasil. Penso que a principal carência destes centros portugueses é a falta de médicos. Primeiro porque é muito difícil um jovem entrar para a faculdade de medicina em Portugal. Aqui, para se entrar na faculdade, não existe "vestibular". Os jovens entram com a média que obtiveram no segundo ciclo (grau). Mas a média para se entrar na faculdade de medicina é muito alta: numa escala até 20, é preciso ter, no mínimo, 19! Por isso, muitos jovens não conseguem entrar e outros vão estudar fora do país e acabam por lá ficar. Os que ficam por cá, ao concluírem a faculdade, optam por trabalharem na capital, ou nos grandes centros urbanos, abandonando o interior do país. Por isso, no interior de Portugal é muito fácil encontrar-se médicos de outras nacionalidades, sobretudo espanhóis. A região da estremadura espanhola é bastante próxima do Distrito de Castelo Branco, o que facilita este intercâmbio.

Os médicos brasileiros, apesar de não terem as mesmas facilidades que os espanhóis (em termos de legalização e fixação no território), também tentam "abocanhar" uma fatia deste mercado de trabalho. Já há algum tempo, a área da Medicina Dentária (Odontologia) em Portugal, conta com um grande número de dentistas brasileiros.

Por isso, a ideia de se investir no sector da saúde, no interior de Portugal, figura-se, justamente, como uma forma de atrair mais médicos para estas regiões. E, apesar de não ter encontrado fotos, na Internet, do "Novo Centro de Saúde em Pedrógão Pequeno", espero que ele tenha ficado pronto e que já esteja a funcionar!
(Imagem tirada da Internet)

Sem comentários: