Episódio 7 - Veneza e depois... Viena

Após conhecer Firenze, pegamos o comboio rumo a Veneza.

Como haviam nos alertado para o facto dos hotéis em Veneza serem muito caros, resolvemos somente passar um dia em Veneza. Assim, chegámos e deixamos nossa bagagem em um locker, na estação ferroviária, e fomos conhecer Veneza!

Achei Veneza lindo! Não andei de gôndola, pois acho que este é um passeio muito romântico, e eu, naquele momento, não estava a fazer uma viagem propriamente romântica. Mas fartei-me de andar pelas vielas daquele lugar, e não senti nem um pouco o "cheiro a pau podre", como algumas pessoas já referiarm ter sentido naquela cidade, por esta estar coberta por 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas, situando-se entre a foz do rio Ádige (a sul) e do rio Piave (a norte). Lá tembém conheci uma das basílicas mais lindas da Itália, a Basilica di San Marco.

A noite, pegámos um comboio com "couchettes" (cabines com umas espécies de "camas", onde podemos viajar deitadas) e fomos dormindo até... Viena, capital da Austria! Isto foi ótimo, pois economizámos uma diária de hotel, e como já tínhamos o Europass, só tivemos que pagar um suplemento para as "couchettes". Nestas cabines podem viajar até seis pessoas. No entanto, neste dia, demos sorte e tivemos uma cabine só para nós!

Viena, como a minha amiga, que naquela época já conhecia Paris, referiu, "Parece Paris em miniatura"! Só que em Paris temos o rio Sena e em Viena temos o Danúbio. Mas a organização e a limpeza dessas cidades são muito semelhantes.

Haviam nos dito que os albergues em Viena eram muito bons. Portanto, fomos a procura de um e encontramos um albergue excelente! Podiámos ficar em quartos colectivos e pagarmos 10 dólares por dia, ou ficar num quarto privativo, com casa de banho/ banheiro, e pagarmos 13 dólares por dia. É obvio que escolhemos a segunda opção! E, vale ressaltar que o pequeno-almoço/ café da manhã estava incluído! Não era nada de especial, mas tínhamos pão, manteiga, café, leite e chocolate! Para quem viaja como "mochileira" isso era mais do que suficiente!

Fomos então passear pelas ruas de Viena. Ao todo, ficámos dois dias nesta linda cidade. No primeiro dia, comprámos ingressos para vermos um espectáculo à noite, porque há muitos jovens, vestidos com roupas de época, a publicitarem espectáculos por toda a cidade. No entanto, no dia seguinte, descobrimos que a famosa "Ópera de Viena" também apresenta espectáculos, e de graça! Então, também fomos ver! Outros locais que também vale a pena conhecer em Viena são: a Catedral de Viena (chamada St.Stephen's), que está localizada no centro da cidade, possui estilo românico e gótico e data do século XII, e o Palácio de Schönbrunn, onde viveu "Sissi", a Imperatriz.

A noite, em Viena, tivemos que andar de taxi. Mas lembro-me que não era nada impagável... E, além disso, haviam muitas taxistas mulheres, o que nos deixava mais seguras. Elas eram muito simpáticas (a boa maneira austríaca), apesar de ser meio complicado entender o inglês que falavam, devido a pronúncia. De qualquer modo, deram-nos boas dicas de cafés e bares tipicamente austríacos, lugares pequeninos, onde as pessoas vão para tomar um café e ler um livro e, portanto, as mesas têm que ser partilhadas. Uma pessoa pode ficar a noite toda sentada em uma mesa, lendo um livro, mas sabe que outras pessoas irão partilha-la. Lembro-me de ter ficado muito surpreendida com isto, pois no Brasil essa prática não é nada comum!

Outra coisa que me surpreendeu nesta época foi a dificuldade para se comprar cigarro/ tabaco em Viena! Aviso aos fumadores de plantão que nesta cidade não encontramos cigarro à venda como se encontra em Portugal ou no Brasil! Ainda mais se for Domingo, ou feriado! A minha amiga, que era uma fumadora inveterada, quase teve uma crise de abstinência!

Por outro lado, quem conseguir compensar a falta de tabaco com doces, está no paraíso! Há tanta oferta de doces (daqueles que até dá dó de comer), que temos dificuldade para escolher qual iremos comer... Só por isso, vale a pena ficar mais de dois dias em Viena!
(Fotos tiradas da Internet)

1 comentário:

paulo dorfman disse...

Estive dois meses em Viena. Inesquecível, jamais terei outra experiência tão rica, ao mesmo tempo tão gloriosa.